Notícias de Criciúma e Região

A vida é a melhor escolha

Encontro com profissionais de imprensa busca estimular a divulgação de informações sobre prevenção ao suicídio

Entramos no mês de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha que vem convocar toda a sociedade para a luta em favor da vida. Falar do assunto é fundamental para mostrar que existem alternativas e possibilidades de ajuda àquelas pessoas que enfrentam momentos difíceis e perderam a esperança.

Este ano, a campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina tem como lema “A vida é a melhor escolha”.

Praticamente 100% dos casos de suicídio têm relação com transtornos mentais. Se esses transtornos fossem adequadamente diagnosticados e tratados, o desfecho poderia outro. Mas o tema ainda é um tabu, o que faz com que muita gente deixe de buscar ajuda. Por essa razão, quanto mais informações corretas colocarmos em circulação mais vidas poderão ser salvas.

Pensando nisso, resolvi fazer um encontro online para abordar o assunto com profissionais da imprensa. Será na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, às 19h30.

Vamos conversar sobre orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para a abordagem do tema na mídia. “O papel da imprensa é fundamental nesse mutirão em defesa da vida”, diz uma das cartilhas. E é isso mesmo. Pesquisas mostram que a abordagem adequada do assunto na mídia é capaz de diminuir índices de suicídio.

Então, fica o convite. Quem estiver interessado em participar do encontro com a imprensa, ainda que não seja profissional da área, pode fazer contato por direct no meu Instagram (@fabiocadorin), por onde poderei enviar endereço e senha de acesso. O encontro online será por meio do aplicativo Zoom.

Vamos juntos entrar nessa luta!


Fábio Cadorin (@fabiocadorin) é psicólogo, jornalista, professor e doutor em Ciências da Linguagem. Nesta coluna quinzenal fala sobre saúde mental e impactos da cultura sobre o nosso psiquismo.

Você também pode gostar