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Carisma, popularidade e conversão

O carisma emerge como um fascínio, uma inspiração a quem está próximo ou sob a influência deste magnetismo. Ele é o diferencial; o fator único, que torna aquele indivíduo um ser distinto e admirado por isto.

Ao carismático é dado o passaporte para as grandes oportunidades.

A emoção que seu carisma desperta encanta e move seu público. Ele é capaz de influenciar quem está ao seu redor com muita naturalidade.

O político carismático tem o poder de estabelecer uma forte conexão com seu eleitor; seus atributos lhe permitem tornar-se memorável aos seus olhos, a ele parece fácil conquistar a confiança com seu jeito de ser.

Quem tem carisma constrói sua popularidade sobre traços de personalidade reais. Não há como fingir ser carismático.

Quando se fala em popularidade se fala em personalidade, em conexão verdadeira e capacidade de reter a atenção em qualquer ambiente em que esteja. É ser o foco da atenção por sua simples presença.

Ser popular é algo natural, não imposto.

A popularidade, pautada por uma sólida reputação, é uma das grandes vantagens de qualquer marca pessoal ou política. Uma vez que é delineada por qualidades que tecnologia alguma consegue proporcionar e atributos que precisam do fator humano para acontecerem.

O universo da política não permite falhas. Em uma eleição, muitas vezes, não há chance de consertar o equívoco ou repará-lo. O candidato precisa atingir seu eleitorado de forma certeira e não dar chances para ofuscarem sua popularidade, propostas e posicionamento.

Porém, não vamos confundir popularidade com conversão em votos.

Para converter é necessário trabalho sério e incansável, uma estratégia bem desenvolvida de campanha, organização para implementar o que foi decidido e ter credibilidade ao ponto de tornar-se um canal confiável de informação. Além disto, é fundamental fixar na mente de seu público que é uma fonte segura de notícias, dados e opiniões.

A tecnologia é um canal cada vez mais forte de comunicação com o eleitor, ela oferece a sensação de proximidade e permite que o público se sinta mais íntimo do candidato; mas, nada substitui a presença pessoal do candidato no dia a dia da corrida eleitoral, é aqui que o carismático sai na frente.

Porém, não esqueçamos, nas urnas é o voto que importa, não quantas curtidas uma foto ou vídeo tiveram.

Converter a popularidade em voto, eis aqui a chave para o sucesso nas eleições.


Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
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