Notícias de Criciúma e Região

Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti: espaço de lazer e entretenimento em Criciúma

Inspirada no Passeio San Miguel, conceito de shopping a céu aberto, em Balneário Camboriú, a Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti, em Criciúma, foi inaugurada no último sábado, 4, entre as ruas Henrique Lage e São José, na área central da cidade. 

Com uma estrutura de 140 metros de extensão e uma área de 1,7 mil m², o novo espaço segundo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, representa uma oportunidade para fortalecer a cultura, fomentar o turismo e impulsionar a economia local. “Criciúma é uma cidade em constante transformação, e é nosso dever garantir que continue prosperando para as gerações futuras”, afirmou.

Com uma estrutura metálica e telhado em telha ausente, policarbonato e pergolado em madeira, a cobertura conta com formatos de triângulos e losangos, lembrando folhas e trazendo a sensação de aconchego. O paver da via é colorido, para facilitar o trânsito, priorizando os pedestres.

Já no espaço destinado aos comerciantes, o piso é cerâmico, imitando madeira. O investimento para execução das obras foi superior a R$4,3 milhões, provenientes de recursos próprios do município e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon).

Origem do nome

Em 1973, a via foi denominada Travessa Henrique Lodetti, por meio da lei municipal n° 1012. Enrico Domênico Lodetti nasceu no dia 13 de setembro de 1884, em Fera Gera d’Adda, na região da Lombardia, na Itália, e chegou ao Brasil com os pais, em 1890. Enrique, seu nome brasileiro, participou do desenvolvimento de Criciúma, incluindo a construção do Hospital São José (HSJ), a fundação do Bairro da Juventude, entre outras obras. Henrique Lodetti faleceu no dia 30 de março de 1973, deixando como legado princípios como honestidade, trabalho e família.

Você também pode gostar