NĂŁo hĂĄ fĂłrmula pronta para expressar a personalidade. As referĂȘncias pessoais e afetivas, suas experiĂȘncias, valores, preferĂȘncias e gostos, motivaçÔes, posicionamentos polĂticos e ideolĂłgicos, influĂȘncias culturais, tudo isto deve estar presente e ser exteriorizado atravĂ©s da imagem pessoal do polĂtico.Â
A pessoa pĂșblica deve estar confortĂĄvel para comunicar-se com confiança e, isto sĂł acontece, quando hĂĄ autenticidade.Â
A tentativa de inserir alguém em um certo padrão, não levando em conta os aspectos acima elencados, estå fadado ao insucesso e à própria frustração.
Expressar sua personalidade, de forma imagĂ©tica e intencional, reforça o discurso. O vestir-se com intenção deve ser uma prioridade diĂĄria, sĂł assim a interação com o pĂșblico serĂĄ eficiente.
Alcançar o estĂĄgio em que a imagem transmitida e a identidade estejam em consonĂąncia exige constĂąncia, precisa ser uma ação contĂnua.Â
O fortalecimento da comunicação através da imagem pessoal se faz por meio da repetição de elementos visuais, estes irão manifestar a credibilidade tão desejada.
NĂŁo hĂĄ fĂłrmula mĂĄgica, Ă© uma construção que deve ser feita com estratĂ©gia e intenção. Saber o que falar imageticamente Ă© um prĂ©-requisito para o sucesso na vida pĂșblica.
Ă imprescindĂvel que a imagem vista projete emoção. Esta tem um impacto absoluto na formação da opiniĂŁo. Tal impulso visual, quando positivo, atrai e estabelece um laço, uma conexĂŁo.
Imperativo que a comunicação verbal esteja alinhada ao universo visual do polĂtico, juntos devem falar a mesma lĂngua, para sĂł entĂŁo proporcionarem a emoção pretendida.Â
Uma imagem autĂȘntica tem que fazer sentir o que objetivou comunicar. Pois Ă© o sentir que irĂĄ conquistar.
Aline Savi Ă© advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pĂłs-graduada em marketing polĂtico e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação polĂtica.