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Imagem é ferramenta do posicionamento

Validar o discurso por meio da roupa traz coerência e clareza ao olhar do público. Oferecendo tangibilidade, materializando as palavras.

Quando somos evidentes trazemos força à retórica. Mostramos a compatibilidade entre quem somos e o que dizemos.

Construir uma carreira na política exige a capacidade de comunicar-se não somente por meio de discursos, mas utilizando-se dos mais variados canais, inclusive através da forma de vestir.

É fundamental que a narrativa visual do candidato se traduza em uma imagem, e que esta seja capaz de despertar emoções e sentimentos positivos.

A imagem se projeta, ela é lançada ao mundo e, a partir daí, seus efeitos tocam o outro independentemente do que pensamos ser ou não relevante. A questão central é: nenhuma imagem passa sem despertar alguma sensação.

Entender este poder permite explorar com estratégia e precisão seu potencial.

Quem domina a própria imagem consegue transmitir sua mensagem com mais eficiência.

Ter o controle da própria narrativa visual garante veracidade à comunicação. Ser genuíno assegura a credibilidade daquilo que a aparência busca exprimir.

A imagem posiciona à medida que reforça o que é dito por declarações e apresentações. Ela é fator de confirmação ou de colapso sobre a identidade do político, e qual vai ser depende unicamente de seu comportamento e da expressão de sua narrativa visual.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, consultora de etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

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