Notícias de Criciúma e Região

Unesc é invadida por ‘loucos’ pelo empreendedorismo jovem; entenda

Congresso de Empresas Juniores (ConCEJ) ocorre durante todo o final de semana na Unesc

A esperada invasão de “loucos” se confirmou na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, para este fim de semana. Assim se chamam os 500 estudantes e jovens empresários participantes do Congresso Catarinense de Empresas Juniores (ConCEJ), aberto na noite desta sexta-feira, dia 8, no ginásio da instituição de ensino comunitária. O evento é o maior de empreendedorismo júnior do Sul do Brasil.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Vindos de todas as partes do estado, os empreendedores júnior terão uma série de atividades voltadas a conteúdo e integração do Movimento Empresa Júnior. Elevar a loucura, para a presidente da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc), Victória Zaboti, significa enaltecer o espírito inquieto do público do evento – estudantes de universidades públicas, privadas e comunitárias integrantes de empresas juniores de seus cursos em Santa Catarina.

“Loucura é fazer o que as pessoas podem achar que não é o certo, mas acreditamos ser o melhor para o nosso estado. É quem dedica esforço físico e mental a um propósito muito maior do que qualquer ego e escolhe mudar o mudar o mundo por meio do empreendedorismo, jamais cometendo a loucura de ser normal”, frisa.

A instituição anfitriã, Unesc, tem o movimento empresa júnior presente há 12 anos e deve fechar 2022 com 11 organizações desse tipo. A reitora da universidade, Luciane Ceretta, destaca que o empreendedorismo consititui uma disciplina transversal a todos os cursos da instituição.

“Nós acreditamos fortemente que esses jovens, nossos alunos e os visitantes, são aqueles que no futuro fomentarão novas oportunidades, emprego, renda, trabalho, desenvolvimento social e dignidade humana. E isso coaduna com o nosso propósito de universidade comunitária”, frisa.

No maior evento de empreendedorismo jovem do Sul do Brasil a energia dos congressistas chama a atenção dos visitantes, como pontuou o coordenador do Comitê de Implantação do CRIO – Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral.

“Nosso ecossistema se fortalece com um evento desse porte e precisamos fazer com que se entusiasmo se espalhe nas instituições de ensino e reverbere para além dos muros. Nosso Centro de Inovação vai ser mais um local pronto para desenvolver esses talentos como os criados nas empresas juniores”, destaca.

A realização do ConCEJ 2022 tem a parceria da Unesc, da Prefeitura de Criciúma e contou com recursos de uma emenda parlamentar da deputada federal Geovânia de Sá. O envolvimento dos atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação consiste em um dos propósitos do congresso e das empresas juniores, salienta a presidente da FEJSC.

“O movimento tem como objetivo formar indivíduos ativos na sociedade, e essa interação e contato direto com o investimento público nos fortalece enquanto juventude empreendedora de Santa Cantarina e cria oportunidades para ajudar a transformar a sociedade”, pontua.

O Portal Litoral Sul transmitiu ao vivo a abertura do evento. Confira:

Você também pode gostar