Notícias de Criciúma e Região

Cartas da Esperança: projeto leva mensagens de carinho a pacientes do HSJosé

Pessoas que passaram por transplante renal compartilham vivências com quem aguarda pela cirurgia

No Hospital São José de Criciúma, uma ação busca levar mensagens de carinho entre pacientes que possuem experiências a compartilhar. Por meio do projeto Cartas da Esperança, pacientes que passaram pelo processo do transplante renal compartilham vivências com quem aguarda pela cirurgia.

 

Idealizado pelas equipes de psicologia e serviço social da instituição, a ação foi pensada como forma de aliviar as angústias e reafirmar a esperança dos que esperam na fila do transplante. “Nós acompanhamos diariamente os pacientes que realizam hemodiálise, suas angústias quanto ao tratamento crônico, e a espera e expectativa pelo tão sonhado rim, que não possui um ‘tempo’ determinado para chegar. Iniciamos o projeto em janeiro de 2024, onde solicitamos aos pacientes transplantados que escrevessem uma mensagem de esperança e seu olhar da vida pós-transplante, para os colegas que continuam aguardando pelo momento do transplante”, explica a assistente social do HSJosé, Gabriela Santiago Dorcinio.

De acordo com ela, as cartas são entregues para todos os pacientes que se encontram ativos em lista de transplante. Atualmente, as cartas são entregues pelo setor de serviço social, que também auxilia a escrita com os pacientes transplantados as mensagens.

“Para o paciente transplantado é um momento de realização, um novo recomeço, com muitos sonhos e infinitas possibilidades de viver. Para quem recebe, é um lembrete de que não se deve perder a esperança, que é necessário continuar cuidando de sua saúde, realizando o tratamento de forma adequada. Receber a carta de um colega que já esteve ao seu lado dialisando, é uma forma de dizer que o transplante está mais próximo do que se imagina”, explica a assistente social.

“As cartas da esperança reforçam a importância do cuidado integral do paciente que se encontra em hemodiálise, principalmente por ser um tratamento sem fim. Relembrar que é possível viver uma nova realidade, trazer autoestima e esperança, conscientizar sobre as orientações de cuidados com a saúde”, complementa Gabriela.

Atualmente, o HSJosé conta com 176 pacientes que realizam hemodiálise na instituição. O HSJosé foi credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante em 2019 para a realização de transplante renal. De lá até hoje, 77 transplantes renais já foram realizados. Um procedimento que mudou a vida de todas essas pessoas.

Você também pode gostar