Referências na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria

O Núcleo de Saúde Coletiva lançado nesta sexta-feira, 16 pela Unesc, inaugurou a Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva. O local presta homenagem a 13 pesquisadores de relevância local, regional, estadual, nacional e internacional que contribuíram com seu trabalho da área da saúde. Entre eles, está a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. A professora doutora foi escolhida por defender um SUS público, gratuito e de qualidade e ter sido, enquanto profissional de Enfermagem, uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família em Criciúma. Além disso, as pesquisas realizadas e as iniciativas de integração de atividades práticas na comunidade ao ensino também foram levadas em consideração para a escolha.

“Muito me honra ter o meu nome referenciado por aqueles que constroem conosco o cotidiano da nossa Universidade à frente da Saúde Coletiva e das lutas empreendidas pelas políticas de saúde nesse país, nesse Estado, nesse município. Vivemos sim um momento muito difícil para o Sistema Único de Saúde no Brasil, talvez para o SUS nunca antes visto com a ameaça para a sua permanência. Sou defensora deles e sabemos que 100% da população brasileira usa e 80% só tem esse sistema para cuidar da sua saúde e da sua família. Precisamos de fato refletir que sistema é esse, que lugar ele ocupa hoje no contexto que nós temos”, afirmou Luciane, que também parabenizou o grupo formado por alunos e professores que atuam na área de Saúde Coletiva na Universidade.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Lisiane Tuon agradeceu pelo empenho de professores e estudantes para a criação do Núcleo de Saúde Coletiva. Ela explicou que ele tem o objetivo de viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização e aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e de eventos e capacitações na área de Saúde Coletiva, de interesse acadêmico ou da comunidade. O Núcleo irá atuar nas áreas de Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde, Cultura e Cidadania; Bioética e Segurança do Paciente; Educação em Saúde e Direito a Saúde. “Na próxima semana iniciamos o trabalho e contamos com a participação de todos”, comentou Lisiane.

O Núcleo ainda disponibilizará o “Observatório de Saúde Coletiva”, com um site onde qualquer cidadão poderá ter acesso fácil a bancos de dados atuais sobre Saúde Coletiva, ter acesso a informações e participar da formação e sugestão de articulações das políticas regionais e nacionais na área.

O artista responsável pelas obras da Galeria de Mestres, César Pereira, é egresso do curso de Artes Visuais da Unesc e possui mais de 30 anos de experiência em cerâmica. “Fizemos retratos sobre placas de cerâmica, confeccionadas manualmente e a pintura utilizou argila, com corantes minerais para alterar a cor. Foi um desafio e fico feliz em ter sido lembrado e em poder ter uma obra em cerâmica dentro da Unesc”.

Integram a Galeria dos Mestres

Doutor Antônio Sérgio da Silva Arouca – Médico

Doutora Barbara Starfield – Médica

Doutor Jairnilson Silva Paim – Médico

Doutor Emerson Elias Merhy – Médico

Doutor Gastão Wagner de Sousa Campos – Médico

Doutor Paulo Amarante – Médico

Doutor Josué Apolônio de Castro – Médico

Mestre Clair Castilhos Coelho – Farmacêutica

Doutor José Patrício Bispo Júnior – Fisioterapeuta

Doutor João Carlos Caetano – Odontólogo

Doutor Bernardo Elias Correa Soares – Biomédico

Doutor Marco Aurélio Da Ros – Médico

Doutora Luciane Bisognin Ceretta – Enfermeira

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.