Notícias de Criciúma e Região

Mesmo com comportas fechadas, águas do Guaíba invadem a orla de Porto Alegre

Previsão para os próximos dias é de chuva e ventos fortes; setembro de 2023 é o mês mais chuvoso da capital gaúcha desde 1916, quando começaram as medições regulares

As águas do Rio Guaíba invadiram a orla em Porto Alegre, causando inundações na capital gaúcha nesta quarta-feira, dia 17. Segundo a Gaúcha ZH, o rio está 17 centímetros acima da cota de inundação e a água já invade a Avenida Mauá. A situação aconteceu mesmo após o fechamento de comportas de contenção no entorno do rio. A previsão para os próximos dias é de chuva e ventos fortes, inclusive com queda de granizo na região.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GZH (@gzhdigital)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu diversos alertas para o risco de inundação em diversas regiões. A Prefeitura de Porto Alegre emitiu comunicados à população pelas redes sociais. “Para a sua segurança, interditamos parcialmente trechos da Orla Moacyr Scliar (Trecho 1) e Jaime Lerner (Trecho 3) devido às cheias do Guaíba. Em razão disso, as quadras e demais práticas esportivas, com ou sem agendamento, estão impossibilitadas de serem realizadas. Recomendamos que pedestres evitem circular, inclusive nos trechos sem interdição”, diz um dos comunicados.

Setembro de 2023 já é o mês mais chuvoso da cidade de Porto Alegre desde 1916, quando começaram as medições regulares. Os cálculos foram feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Até a terça-feira, dia 26, o Inmet havia registrado 413,8 mm de chuva na capital gaúcha. O número representa quase o triplo da média normal de precipitação da cidade para o mês de setembro, que é de aproximadamente 148 mm.

Um novo ciclone extratropical se forma na costa da região Sul do Brasil nesta quarta-feira (27), provocando temporais e reforçando a instabilidade do tempo no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia.

Você também pode gostar