Notícias de Criciúma e Região

Intenção clara é o primeiro passo

Enxergar-se de uma forma, porém, ser visto de outra, não é algo tão incomum de acontecer. Isto ocorre, normalmente, porque não deixamos clara, para nós mesmos, nossas intenções para aquele dia ou ocasião. E, esta falta de clareza, dificulta na hora de fazer as escolhas apropriadas quanto ao vestir (e ao portar-se também).

A impressão que os outros tem sobre nós é formada a partir do modo como decidimos nos apresentar, como escolhemos nos comportar, das palavras que empregamos e dos gestos que expressamos (mesmo os inconscientes). 

Como decidimos nos apresentar às pessoas, ditará como seremos tratados por elas. 

Agora, cientes deste poder, é uma prioridade definirmos o porquê de nos expormos e qual é o objetivo. 

A relação entre a imagem que transmitimos, a imagem que os outros têm sobre quem somos e nossa autoimagem deve estar em sintonia. É fundamental estar definido o porquê de nos vestirmos desta ou daquela maneira. Esta escolha diária está sob nosso controle, ela não pode ser aleatória.

Porém, até mesmo a escolha aleatória (o famoso “peguei qualquer roupa”), informa algo sobre nós naquele determinado momento, seja descuido, falta de prioridade para aquele compromisso, desleixo ou não dar a devida importância àqueles com os quais iremos nos encontrar. 

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Para que o recado seja entendido e propagado é fundamental dominar o meio de comunicação, ou seja, ter controle sobre o que fala e como projeta visualmente o que disse.

Nós somos máquinas de interpretar, portanto, para que sejamos bem entendidos a nossa intenção ao vestir deve estar clara. Isto irá ajudar o público a entender a mensagem, a sentir afinidade, emoção, conexão.

Qual é o propósito daquela interação social? Como deseja ser visto pela comunidade? Como deseja ser percebido por seus pares? Qual é o porquê daquele compromisso? Sobre o que será a conversa? Aonde será a conversa? Há alguma formalidade a ser seguida?

Assimilando estas e outras variáveis, a forma como irá visualmente reforçar seu discurso estará mais clara e acessível.

O objetivo ao nos vestirmos todos os dias, deve ser sempre o de valorizar atributos pessoais genuínos para torná-los canais de comunicação eficientes.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar