Notícias de Criciúma e Região

Imagem pessoal: influência na política

A verdade sempre irá importar, o que é genuíno se destaca, conecta e convence. E a imagem do político precisa revelar esta autenticidade.

A imagem pessoal deve ser uma prioridade na carreira política. Contudo, é imperativo que esta seja reflexo da realidade. Pois, do contrário, ela irá ruir.

É a imagem projetada com confiança que irá inspirar credibilidade em quem ouve ou assiste. A roupa surge como apoio às palavras, oferecendo profundidade a elas.

Entre as prioridades de uma figura pública deve estar a comunicação de uma imagem positiva, esta habilidade confere ao político maior abertura e proximidade com o eleitor. Uma vez que, permitimos a aproximação de quem julgamos possuir afinidade, de quem nos transmite credibilidade ou de quem não consideramos como uma ameaça.

A imagem pessoal é um canal de comunicação influente na hora de conectar-se com pessoas. Ela reforça mensagens, discursos e reitera posicionamentos. Mas uma imagem faz isso tudo? Sim. Ela é potente e fala tão alto que, às vezes, não é preciso dizer uma só palavra para gerar influência.

Nada passa despercebido quando o assunto é imagem e seu poder de convencimento. Tudo precisa ser estrategicamente alinhado.

Para parte da população, que não tem condições de pesquisar para saber se o que o candidato fala é verdade ou não, pois não tem os recursos para isto, bastará a palavra e o que seus olhos veem. Mesmo sem perceber, em sua mente, uma opinião já está formada com base nas emoções que sentiu.

Narrativa visual reforça discurso, posicionamento e atitudes.

A imagem importa, inclusive, nos bastidores. Assessores e pessoas envolvidas diretamente na campanha, que representam o candidato, serão sempre associadas a ele. Basta um gesto mal interpretado ou impensado para refletir diretamente sobre o candidato.

Em cada oportunidade de aparição pública há a chance de conectar-se, ainda mais, com seu eleitorado e com aqueles a serem conquistados. É a presença pessoal que irá despertar emoções e atenção. É ela que irá atrair olhares, câmeras e o foco sobre si.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar