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Cultura afro-brasileira e indígena é tema de formação para professores em Criciúma

Material será apresentado durante reuniões pedagógicas com o objetivo de promover reflexões e entendimento sobre o assunto

A cultura afro-brasileira, indígena e africana serão assuntos tratados na formação dos professores da rede municipal de educação de Criciúma. O material será apresentado durante reuniões pedagógicas com o objetivo de promover reflexões e entendimento sobre o assunto.

Produzido pela coordenadora pedagógica, do Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnica Racial (PMEDER), Andreza Aparecida Fidelis, em 30 minutos as relações étnico-raciais e as práticas na perspectiva das leis 10.639 e 11.645 são abordadas. “O ideal é que essa formação alcance o maior número de profissionais para que, por meio do conhecimento, desenvolvam atitudes antirracistas. Neste ano, a lei 10.639 completa 20 anos de criação, por isso, vamos proporcionar entendimento e conscientização sobre essa importante temática, para que seja tratada de forma efetiva nas escolas”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, a abordagem em sala de aula é fundamental para combater o racismo e demais preconceitos. “Buscamos realizar cada vez mais ações para garantir a igualdade e o respeito dentro das salas de aula. Para promover um ensino efetivo e contínuo, primeiramente, é importante preparar os professores, para que eles tenham o conhecimento necessário e repassem aos alunos”, afirmou.

Sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008

A lei 10.639 entrou em vigor em 2003 e tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental e médio. Já a lei 11.645 foi criada em 2008, instituindo a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena. As atividades relativas a temática visam disseminar a importância das culturas na formação da sociedade, além de resgatar suas contribuições na área social, econômica e política.

 

 

 

 

 

 

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