Notícias de Criciúma e Região

Redes cheias: veja fotos e vídeos da pesca da tainha

Cena dos peixes espalhados pela beira-mar chamou a atenção de quem passava pelo local

A cena dos peixes espalhados pela orla de Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, chamou a atenção na manhã desta quarta-feira, dia 28. Era difícil quem passava por ali e não parava para tirar uma foto. Até quem fazia a caminhada matinal na beira-mar fez uma pausa para registrar o momento. 

Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Dezenas de pescadores que moram na região e vivem da pesca realizavam um trabalho em parceria. Aproximadamente 30 pescadores, entre homens e mulheres, puxavam a rede que media cerca de 1,6 mil metros de comprimento.

Cada pedaço que saia de dentro da água, estava cheio de tainhas. Enquanto puxavam a rede, os pescadores comemoravam e agradeciam, pois estavam apreensivos. Desde o início da safra, que começou em maio, o primeiro lanço bom chegou somente nesse último domingo, dia 25.

“Para nós a safra começou agora. É um alívio essa pesca, agora chega no fim da safra e temos um troquinho para receber. Estávamos preocupados pois não tínhamos pego quase nada. Sou aposentada, mas como recebo pouco, então vivemos daqui também”, disse a pescadora Maria Salete da Silva que, mesmo aos 75 anos, trabalha com alegria e uma força que, segundo ela, aprendeu com os pais trabalhando na roça. “Fui criada na roça, então já estou acostumada a fazer força”.

Enquanto uma rede era retirada, outras já eram carregadas para dentro da água. Somente no primeiro lanço foram capturadas aproximadamente cinco toneladas de tainha. Os pescadores estavam animados com o resultado e a expectativa é de bons resultados ao final do dia. 

Da areia os pescadores olhavam emocionados o cardume no mar. Era possível ver os peixes pulando para fora da água, cena que emociona os pescadores. “Deus agraciou nós aqui com esse lanço de peixe”, disse o pescador Joel Nascimento Santana.

Confira abaixo fotos e vídeos da pesca desta quarta-feira, dia 28:

 

Você também pode gostar