Notícias de Criciúma e Região

Sul em Trilhas faz expedição em Bonito e Pantanal, MS

O Sul em Trilhas partiu de Tubarão com 28 aventureiros  na madrugada de sábado para domingo do dia 19 de março. Depois fez os trâmites de ônibus até Florianópolis e voo até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Porém, para chegar até a pousada em Bonito/MS tivemos que andar mais cerca 4 a 5 horas de ônibus, pois é bem no interior de Mato Grosso do Sul, todavia já aviso que a estrada passa rápido, escutando os cantores nativos também do Estado – como Almir Sater, Michel Teló, Luan Santana, Atitude 67 – já que conseguimos ver vários animais silvestres nativos como tucano, araras, tatu, emas (muitas emas!!).

Chegamos na cidade de Bonito já anoitecendo o dia. Bonito é uma cidade bonita – cidade que vive do turismo e da agricultura – e à noite ainda conseguimos curtir o centrinho, onde muitos turistas se encontram, mas não deixa de perder a beleza do interior, dando de ver as noites mais estreladas! É lindo.

No outro dia amanhecemos cedo e já pegamos a estrada em direção ao Pantanal, em uma fazenda linda onde os animais se mostraram presentes na linda flora, no dia andamos de chalana e de safari.

O Pantanal

Um dia que começou cedo, animados seguimos viagem para conhecer o rico bioma pantanal, entre passeios de chalanas, safari, histórias, comidas, conhecemos ao vivo a linda flora e fauna do nosso Pantanal!

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma [nota 1] constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão e uma altitude média de 100 metros.

Está situado no sul do estado do Mato Grosso, que ocupa 35% do território, e no noroeste de Mato Grosso do Sul, que ocupa 65%, além de partes do norte do Paraguai e do leste da Bolívia (onde é chamado de chaco boliviano).

A região considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera localiza-se na região do Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

Viva o Pantanal!

Após o contato com o pantanal voltamos a Bonito e ainda aproveitamos a noite em Bonito.

Nos outros dias acordamos e nos dividimos entre alguns passeios em Bonito: Cachoeira Mimosa, Rio da Prata, Gruta Lagoa Azul, Rio Sucuri, Centro de Bonito.

Para quem procura um contato intenso com a natureza a Estância Mimosa Ecoturismo é o lugar. Contemplar a paisagem, encontrar animais silvestres, caminhar pelas trilhas e, ao final de cada uma delas, se deparar com cachoeiras de águas cristalinas e poder nadar em suas piscinas naturais proporcionam uma experiência singular de ecoturismo.

O atrativo Rio Sucuri guarda algumas curiosidades, como o porquê do nome, que desperta o interesse dos turistas. O atrativo foi batizado em 1975, quando um visitante sobrevoou o rio e viu que se parecia muito com uma sucuri gigante e devido a transparência total do rio, o aviador contou que a vegetação do fundo se parecia muito com as manchas da cobra, batizando assim o local de “Rio Sucuri”.

O rio da Prata é o estuário criado pelo deságue das águas dos rios Paraná e Uruguai e do oceano, formando sobre a costa atlântica da América do Sul uma muesca triangular de 290 quilômetros de largura. A bacia hidrográfica combinada do rio da Prata e seus afluentes (os rios Lujan, Matanza, Samborombón e Salado do Sul) possui uma superfície de aproximadamente 3 200 000 km

Monumento Natural da Gruta do Lago Azul é um monumento natural no município de Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil. Possui duas cavernas com formações calcárias interessantes, mas frágeis, e está listada como área protegida desde 1978.

Além das paisagens mais bonitas que levamos em nosso coração, essa trip foi marcada por nossas cidades incríveis, e assim compartilhamos muitas novas vivências e experiências juntos!

Essa viagem já tem seu nome: Bonito.

📆 Já temos data para voltar a essa experiência em setembro ainda deste ano, em 2023, inscreva-se para conhecer o Bonito e Pantanal com a gente!

Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!