Setembro Amarelo: palestras são promovidas em alusão à valorização da vida

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado nesta segunda-feira, a Secretaria da Saúde promoveu uma roda de conversa com o tema ‘O suicídio na sociedade atual’. Realizado no Salão Ouro Negro, o evento reuniu 120 pessoas com palestras sobre a temática durante todo o dia.

As palestras foram: Ética e Estética na Contemporaneidade, Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida, ministrada pela terapeuta ocupacional, Priscila Paes, e Síndrome de Burnout e Prevenção do Suicídio, ministrada pelo psiquiatra Renan Rocha. Além disso, ocorreu também o pré-lançamento do Livro ‘Item 40’, do autor Salézio Júnior.

De acordo com a coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Losso, o dia de capacitação foi voltado para as instituições de saúde, acadêmicos, bombeiros, policiais, ONGs, Educação, Assistência Social, Centro de Valorização da Vida (CVV), Cruz Vermelha, professores e sociedade em geral.

“As palestras de hoje são para fazer uma reflexão da vida, do valor que a vida tem na contemporaneidade. O evento foi muito positivo, atingimos o nosso objetivo de unir pessoas de diferentes segmentos para esse assunto, se sensibilizarem com as pessoas e ter o rompimento do silêncio, ouvir essas pessoas e oferecer um acolhimento”, destaca a coordenadora.

Mais atividades

As ações continuam durante o mês amarelo. As agentes comunitárias estão sendo capacitadas sobre ‘O papel dos agentes comunitários na prevenção das violências’. A primeira palestra ocorreu na última quarta-feira (5), e mais dois encontros estão marcados para os dias 19 e 25 de setembro. A capacitação é ministrada pela psicóloga do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), Sílvia Nagel Hülse, no Salão Ouro Negro.

Ainda durante a campanha, estarão espalhados por Criciúma cartazes para que a população escreva frases de valorização à vida. O material estará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), supermercados e shoppings.

Programação da semana:

11 de setembro: sensibilização dos professores, colaboradores e alunos da Unesc.

12 de setembro: apresentação da Campanha Setembro Amarelo para lideranças da Igreja Católica.

13 de setembro: apresentação da campanha para a lideranças da Igreja Quadrangular.

14 de setembro: sensibilização dos membros do Comitê Técnico de Saúde da População Negra.

14 de setembro: conversa com acadêmicos do curso de Odontologia da Unesc.

#setembro amarelo, Palestras