Notícias de Criciúma e Região

Içara: Paço Municipal recebe palestra alusiva ao Setembro Amarelo

A psiquiatra Simone Lespinasse Araújo Haag vai abordar o tema: ‘Saúde mental e prevenção ao suicídio’

O auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti recebe na próxima segunda-feira, dia 25, uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo. A médica psiquiatra Simone Lespinasse Araújo Haag vai abordar o tema: ‘Saúde mental e prevenção ao suicídio’. O evento, com início às 19 horas, é aberto ao público geral.

“A doutora Simone é nossa colaboradora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I). Ela também leciona na Unesc e aprecia muito esse trabalho de psicoeducação, tendo a oportunidade de levar conhecimentos importantes à população”, pontua a psicóloga Jadna De Stefani Milioli, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

O CAPS I, com participação dos Ambulatórios de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, está com uma extensa programação no Setembro Amarelo. Durante o mês, a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental foi levada até escolas, Unidades de Saúde da Família (USFs), Clubes de Mães e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Município também reunirá os trabalhadores da saúde para rodas de conversa sobre o tema.

Na próxima quarta-feira, dia 27, o Francisco’s Centro de Eventos, no bairro Vila São José, vai receber uma tarde dançante com o DJ Euzébio. Todos os CAPS da região foram convidados. Até o momento, confirmaram presença as instituições de Morro da Fumaça, Siderópolis, Balneário Rincão e Cocal do Sul.

“Os CAPS prestam um acompanhamento multiprofissional aos pacientes e familiares. Além do atendimento médico, psicológico, de enfermagem e assistência social, nós também temos oficinas de artesanato e atividades físicas, atividades comemorativas e de socialização. Essa tarde dançante foi pensada nesse sentido, para confraternizar. Tanto o local, quanto a participação do DJ, foram aceitos de forma voluntária”, informa Jadna.

“A saúde mental é tão importante quanto a saúde física”, afirma o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler. “É fundamental que as pessoas se preocupem em cuidar de sua mente durante todo o ano, pois ela impacta diretamente na qualidade de vida, no bem-estar e no desempenho de suas atividades cotidianas”, completa.

Você também pode gostar