Notícias de Criciúma e Região

São José é destaque como Centro de Atendimento de Urgência em AVC

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, dia 29, pelo Ministério da Saúde

Mais uma importante conquista para o Hospital São José de Criciúma. A instituição foi habilitada nesta quarta-feira, 29, por meio da portaria nº 3.415 do Ministério da Saúde como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A publicação realizada no Diário Oficial da União reconhece o trabalho que é realizado na entidade na prevenção e recuperação dos pacientes com AVC.

“Este reconhecimento é fruto de um anseio existente há mais de cinco anos, e um trabalho começado a ser colocado em prática há mais de dois anos, quando iniciamos estudos de como colocar em prática uma unidade de AVC. Depois de intensas reuniões, treinamentos, atualizações, e muito trabalho, iniciamos há pouco mais de dois anos, os atendimentos diferenciados e especializados aos pacientes com AVC. Neste momento, o Ministério da Saúde oficializa uma prática que já aplicamos no nosso Hospital, o que muito nos gratifica”, explica a responsável pela Unidade de AVC do HSJosé e vice-diretora clínica da instituição, a médica Gisele de Medeiros.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

De acordo com a especialista, há pouco mais de dois anos foi iniciado o atendimento precoce ao AVC, que foi se intensificando e aprimorando ao longo deste período. “Atualmente contamos com vários colaboradores em todas as esferas, para tratar o AVC e educar preventivamente os pacientes e familiares a tentar evitar a ocorrência. Fazemos palestras educativas na praça (hospital na praça), palestras ao público em geral nas áreas comuns do hospital”, diz ela.

A mesma ideia é compartilhada pela coordenadora do pronto-socorro do Hospital São José, Camila Inácio Padilha. “Quando iniciamos o protocolo de AVC no pronto-socorro há alguns anos, entendíamos que era uma meta difícil de alcançar. Mas, com o decorrer do tempo, com as simulações realizadas, com as parcerias que tivemos, conseguimos o engajamento da equipe e vimos que, se todos trabalhássemos juntos, teríamos o benefício para o paciente. Quando há a sinalização de um protocolo de AVC, todo mundo trabalha em conjunto, de forma ágil, se entendem pelo olhar. Para nós, equipe, ver que o trabalho que começamos lá atrás está sendo reconhecido, é muito gratificante”, reforça Camila.

Sobre o atendimento do AVC no HSJosé

O reconhecimento recebido pelo HSJosé, só é possível devido aos colaboradores e médicos da instituição que trabalham com agilidade, segurança, cuidado e união em prol do paciente. O AVC é a uma das principais causas de morte no mundo, além de ser a principal causa de incapacidade em adultos.

“Sem dúvida este é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por toda uma equipe, primando pelo atendimento ao paciente seguindo os mais novos protocolos de tratamento do AVC, onde o tempo resposta da equipe é fundamental para o primeiro atendimento, assim como o atendimento integral por uma equipe multiprofissional”, garante o diretor técnico do HSJosé, o médico Raphael Elias Farias.

A habilitação realizada pelo Ministério da Saúde estabelece também recursos em torno de R$ 100 mil ao mês que serão destinados para a manutenção do serviço e custeio de medicações relacionadas ao tratamento do AVC no hospital. “Estamos muito felizes com este reconhecimento do Ministério da Saúde pelo serviço já implantado e muito importante prestado pelo hospital a toda a comunidade. Queremos também agradecer a todos os gestores municipais e estaduais que se empenharam para que esta habilitação pudesse ocorrer”, enaltece a diretora financeira e vice-diretora do HSJosé, Irmã Terezinha Buss.

Você também pode gostar