Notícias de Criciúma e Região

Projeto de lei de incentivo à inovação tecnológica é assinado

O projeto de lei do Poder Executivo (PE) nº 078/18 de incentivo a inovação tecnológica, que agora segue para votação na Câmara de Vereadores, foi assinado nesta tarde, pelo prefeito Clésio Salvaro, em evento realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

A cerimônia contou com a presença de vereadores, empresários e diretores de instituições de ensino e de tecnologia da cidade, além do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus.

Com a sanção da lei na Câmara, será criado um conselho, constituído por 21 integrantes indicados pelo executivo, para compor o órgão que será responsável pelas ações relacionadas à lei. Também está prevista a criação do Fundo Municipal de Inovação, do Programa de Incentivo à Inovação e do Plano de Inovação.

“Esta é uma lei que irá muito além do que se propõe na teoria. É uma lei extremamente propositiva, que a partir da sua aprovação já é válida. Inclusive, a perspectiva é de termos já em 2019 o fundo financeiro a que ela se propõe”, reforçou o secretário da Fazenda, Celito Cardoso.

As empresas do ramo da tecnologia, situadas em Criciúma, faturam cerca de R$ 400 milhões por ano. Aproximadamente 7% de todo o ISS arrecadado anualmente no município provém deste setor.

De acordo com Salvaro, a expectativa é de que a aprovação aconteça o mais rápido possível. “Hoje somos protagonistas deste momento histórico para o município de Criciúma. Este projeto de lei vai marcar um novo tempo para a cidade”, comemorou o prefeito.

Satc e Acate firmam parceria

Durante o evento, Satc e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), oficializaram uma parceria, assinando convênio para contribuir com a inovação e desenvolvimento da região. “Junto à Acate, queremos colocar Criciúma na rota dos grandes eventos de inovação que existem hoje em Santa Catarina”, afirmou o diretor executivo da Satc, Fernando Zancan.

Ainda segundo Zancan, os trabalhos da parceria já iniciam nesta sexta-feira. “O primeiro projeto terá 18 meses de duração, na capacitação de professores e alunos na área de empreendedorismo criativo”, adiantou.

 

 

Você também pode gostar