Notícias de Criciúma e Região

Profissionais da Educação Infantil recebem capacitação em primeiros socorros

Ação preparou 300 profissionais de Criciúma na tarde dessa segunda-feira, dia 8

Toda criança gosta de brincar e precisa ser incentivada a fazê-lo. Mas durante alguma atividade, os pequenos podem sofrer algum acidente ou até mesmo levar algum objeto para a boca. Pensando nisso, a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) recebeu uma capacitação em primeiros socorros nesta segunda-feira, dia 8. A orientação aconteceu no Teatro Municipal Elias Angeloni e preparou 300 profissionais de Criciúma, para saberem as técnicas de atendimento necessárias durante uma emergência ou urgência.

O curso, segundo a coordenadora Andreza Dagostim, tem por objetivo preparar os colaboradores para lidar com as mais diversas situações de emergência que possam ocorrer no ambiente escolar. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente cada vez mais seguro para as nossas crianças”, frisou a coordenadora.

A palestrante do dia foi e enfermeira e agente municipal da Defesa Civil de Criciúma, Rosemere Noronha. “Uma pauta importantíssima e que está voltada ao público mais difícil de atender, pois criança mexe com o nosso emocional, com o nosso psicológico. Mas quem trabalha com a educação infantil o principal para prestar um atendimento, em caso de necessidade, a intimidade e a confiança dos pequenos uma vez que existe a convivência diária”, assinalou.

Professores recebendo capacitação – Foto: Divulgação

Já o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, destacou a relevância do tema e a importância das pessoas envolvidas. “Um tema que vem de encontro com o perfil e a responsabilidade com a Afasc conduz todos os serviços oferecidos à população. Hoje, vocês que participam, podem se considerar as pessoas mais importantes de seus ciclos, pois estão aqui. Podem se considerar felizes por estar aprendendo o primeiro atendimento e que isso pode salvar vidas”.

Os professores aproveitaram a oportunidade para aprender todas as técnicas e aprovaram a iniciativa. “Como professora achei muito importante estar capacitada, pois estamos lidando com a vida de crianças e, consequentemente, por várias situações. Importante que esse curso chegue a todos os funcionários dos CEIs”, disse Gerusa Sebastiana, professora no CEI AFASC Nova Esperança.

A capacitação ainda contou com a participação do diretor municipal da Defesa Civil, Fred Gomes; o agente Ítalo Peruchi, o fisioterapeuta do DEI e um dos idealizadores do projeto, Diego Damiani.

Importância dos primeiros socorros

Conforme o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, a importância de ensinar as práticas de primeiros socorros é passar e multiplicar esses conhecimentos, com finalidade de prevenir acidentes e salvar mais vidas. “Dessa forma, o município em geral ganha com essas ações, porque são mais pessoas que sabem atender e agir quando necessário em alguma emergência ou urgência, em situações que necessitem do atendimento de primeiros socorros”, explicou Gomes.

Você também pode gostar