Notícias de Criciúma e Região

Por que você não muda?

Diariamente escuto sobre necessidades de mudanças, seja sobre negócio, seja sobre o comportamento das pessoas que impactam nos negócios. São escutas do tipo: “o João precisa se comunicar de maneira mais assertiva”, ou “a Márcia precisa ser mais segura”, “o Marcos tem que ser mais estratégico, olhar o todo”, e por aí afora.

Obviamente, na minha carreira e na vida pessoal, muitas vezes visualizei a necessidade de fazer diferente, e na mesma medida, tantas outras vezes foi difícil persistir… Quanto mais lido e estudo sobre o ser humano, mais acredito em uma hipótese do porquê não mudamos. Isso acontece porque romantizamos o processo de mudar.

Ao olharmos para a mudança como um processo, entendemos que ela tem começo, meio e fim. O começo se refere ao desejo sobre o que se quer ter ou ser diferente. O segundo é planejar os passos, pensar nos caminhos que você tem – de forma realista – para alcançar o que deseja. E, por último e o mais difícil, a ação. Se você deseja emagrecer por exemplo, vai fazer uma consulta com nutricionista, psicóloga, começar a praticar atividade física e, então, após a primeira semana da ação, você quer o quê? Quer ver resultados. Que ilusão!

E como os resultados ainda não são expressivos, você desiste.

É assim com a maioria das pessoas, não é? Por isso me refiro à romantização do processo. Mudar é processo, exige duas coisas: tempo e disciplina. Será necessário repetir inúmeras vezes o novo padrão até que ele se solidifique.

Agora você já sabe que existe um processo e nele há um segredo que faz a diferença para quem consegue o resultado final: a sua falha. Sim, você irá falhar, pois comportamento humano não é linear. A diferença é que a falha não determina o processo, apenas uma parte dele. Quando você deseja algo, onde você coloca o foco?  No resultado final ou no que você faz diariamente, no seu desempenho? Se você focar apenas no resultado final, qualquer falha irá impactar na sua continuidade. Se você olhar para o que você faz diariamente, terá repertório emocional e cognitivo para curtir porque terá consciência de todas as etapas já concluídas com sucesso.

Coloque sua atenção no que você faz diariamente e apenas continue. Derrapou? Levanta e segue. Isso é mudança! Pense nisso.

Você também pode gostar