Notícias de Criciúma e Região

Nuvem de gafanhotos deve chegar ao Brasil até quarta-feira

A nuvem de gafanhotos com mais de 400 milhões de insetos volta a ser uma preocupação para o Brasil. A previsão é que cheguem ao Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira, 22, vindos da província de Corrientes, na Argentina, segundo técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O movimento migratório dos gafanhotos aconteceu devido a uma onda de calor que atingiu a região argentina no final de semana. A nuvem já está a cerca de 130 km da fronteira brasileira no município gaúcho de Barra do Quaraí , segundo estimativas.

O tempo quente e seco deve ajudar no deslocamento dos insetos até a quinta-feira, 23. Em nota, a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informou que a vigilância sobre a possível entrada da nuvem no Estado foi reforçada.

Uma segunda nuvem de gafanhotos está sendo monitorada pelos produtores gaúchos. Essa está no norte do Paraguai, a cerca de 300 km de distância da Argentina.

Os técnicos do Serviço Nacional de Saúde e Segurança Vegetal do Paraguai (Senave) estão tentando localizar os insetos para aplicar produtos químicos que os impeça de continuar circulando pelo mundo.

Governo do estado monitora

O Governo do Estado de Santa Catarina informa que até o momento não existe a necessidade de ação preventiva dos produtores rurais. O uso indiscriminado de agrotóxicos neste momento é considerado desperdício de recursos e pode causar impactos negativos ao meio ambiente, atingindo insetos polinizadores e prejudicando diversas culturas.

Caso ocorra alteração na situação, a Defesa Civil e a Secretaria da Agricultura emitirão alertas para os agricultores e profissionais da área. Mai informações estão disponíveis para os agricultores nos escritórios municipais da Cidasc ou Epagri.

 

Você também pode gostar