Notícias de Criciúma e Região

Manifestação em frente ao 28ºGAC de Criciúma é encerrada

Última estrutura em frente ao 28ºGAC que abrigava os manifestantes foi desmontada nesta terça-feira, dia 10

Após pouco mais de dois meses, está encerrada a manifestação em frente ao 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Severiano Martins Fonseca, em Criciúma. A barraca fixada no local e que abrigou os contrários ao resultado das eleições presidenciais foi desmontada na manhã desta terça-feira, dia 10.

O fim das manifestações ocorre dois dias após a invasão do Congresso Nacional, Palácio da Alvorado e Superior Tribunal Federal (STF) em Brasília no domingo, dia 8. Por determinação do STF, os Estados teriam o prazo de 24 horas para retirar os manifestantes da frente dos quartéis do Exército em todo o Brasil.

Em comunicado emitido na segunda-feira, dia 9, o comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina informou que estava acompanhando as mobilizações em frente aos quartéis desde domingo, dia 8. Além disso, que estava negociando com os manifestantes a retirada de barracas, utensílios e materiais que possam ter em volta dos locais ocupados. Foi o que ocorreu nesta terça-feira, dia 10, em Criciúma.

Ainda na segunda-feira, dia 9, o governador de SC, Jorginho Mello, participou de uma reunião com governadores de todo o país e chefes dos Poderes, em Brasília, no Palácio do Planalto. Na pauta, a invasão das sedes do Planalto, Congresso e STF na Capital Federal no último domingo, dia 8.

De acordo com o governador, a principal mensagem da reunião foi a necessidade de desmobilizar nos estados os atos que possam gerar novos episódios de violência. “Foi uma reunião relativamente curta, mas simbólica do ponto de vista de união da nossa Federação. Santa Catarina se fez presente porque o momento exige, para além das diferenças políticas, muita cautela, ponderação e diálogo”, disse o governador.

Relembre o caso

Logo após a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, manifestantes bloquearam diversos trechos da BR-101, entre eles, em Içara, no Sul catarinense. Após a liberação das rodovias pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes contrários a eleição de Lula, se concentraram na frente do 28ºGAC em Criciúma, com pedidos de intervenção militar, entre outros.

Nestes pouco mais de dois meses grandes mobilizações ocorreram em frente ao quartel, especialmente, no feriado de Proclamação da República, dia 15 de novembro, e nos finais de semana.

Leia Mais
Governador de SC participa de reunião com Lula sobre invasão aos Três Poderes
Manifestantes se reúnem em frente ao 28º GAC em Criciúma

Manifestantes fazem carreata até o 28º GAC
Manifestantes seguem em frente ao quartel de Criciúma
PRF libera BR-101 em Içara; manifestantes seguem na marginal
Motoristas dormem em bloqueios na BR-101; confira os trechos fechados
“Aguardamos posição do Bolsonaro”, diz manifestante na BR-101, em Içara

 

Você também pode gostar