Notícias de Criciúma e Região

Fotografia forense: útil e necessária no cenário pericial

Nesta semana foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia (19 de Agosto), para celebrar a data, o Auxiliar Criminalístico, Guilherme Allysson Carneiro Pinheiro, que trabalha no Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) há três anos, falou sobre a importância da fotografia forense no cenário pericial.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

1- Qual a principal importância da fotografia forense no cenário pericial?

= A fotografia forense é de suma importância para a perícia, ferramenta essencial em um local de crime, por exemplo, para a produção de evidências sólidas e materialização necessária para que as autoridades possam formar suas convicções no curso do processo penal. Ressalta-se sua importância no registro de detalhes, seja para uma análise futura, como também esclarecendo possíveis dúvidas que venham a surgir, procedimento que enriquece o laudo pericial.

2 – Existe alguma técnica específica utilizada para fotografia forense?

= Há técnicas que orientam a utilização da fotografia de forma correta. É sugerido que o profissional responsável pelas imagens, a exemplo de um local de crime, inicie com imagens panorâmicas para contextualizar o sítio de crime, de fotos de média distância para a importância em registrar como diversos vestígio de relacionam entre si em um mesmo enquadramento e de fotos em detalhe (plano fechado) para materializar algum vestígio individualmente, bem como pequenos detalhes presentes nesse vestígio. E se possível, identificar cada vestígio preferencialmente com placas numeradas sequencialmente, de modo a auxiliar a compreensão da dinâmica dos fatos.

3 – O perito deve se preocupar com o tipo de câmera que irá utilizar?

= Sem dúvidas. A câmera fotográfica necessita de atenção antes mesmo da realização do evento. Ter cautela com o equipamento, verificar sua bateria, averiguar se o cartão de memória está devidamente inserido, seu flash está em pleno funcionamento, são alguns cuidados básicos e essenciais para sua utilização. E não somente com a câmera, mas com todo o conjunto que englobam lentes, marcadores (plaquetas, cones), escalas (réguas, adesivos), tripé, etc.

4 – Após as fotos serem feitas no local de crime elas são encaminhadas para onde? Tem algum passo a passo?

= Tão importante quanto o cuidado anterior e a sua utilização no local, o momento após os registros deve ser respeitado com atenção. Para a preservação da cadeia de custódia, é valoroso transferir as imagens a um local seguro, e sempre que possível manter cópia em outro lugar. Tal medida mantém o zelo pela reprodução das provas, documentando e provendo registros perenes dos vestígios.

Você também pode gostar