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Filtros e percepções

Ao visualizarmos uma imagem iremos percebê-la de forma única, personalíssima e diferente daquela que o outro, que pode estar ao nosso lado, irá assimilar. 

Vemos através de filtros pessoais internos.

Filtros estes, moldados a partir de experiências acumuladas ao longo dos anos e, também, de nossas referências pessoais e culturais.

Esta imagem que vemos logo se transforma em informações, sentimentos, emoções, e estes nos conduzem à simpatia ou a aversão.

O que vemos não podemos “des-ver”, por mais que algumas vezes queiramos.

Por isto é essencial que saibamos comunicar nossa imagem com autenticidade e estratégia. Uma imagem confusa ou instável, gera dúvidas e ofusca a mensagem que se pretende transmitir. Podendo levar, inclusive, à uma aversão à primeira vista.

Quando pensamos em narrativa visual não é só em roupas que devemos focar, apesar de serem sim muito importantes para comunicar, mas em uma atitude que tenha coerência com o que esta imagem puramente visual está falando.

Pessoas verão sob óticas particulares, então poder comunicar através de uma narrativa visual despoluída de excessos, destacando o que é relevante, é o que irá fortalecer seu posicionamento. Trazer clareza à linguagem visual facilita o entendimento do discurso e das intenções.

Aposte na forma genuína de mostrar personalidade, lapidar uma narrativa visual não é o mesmo que fabricar uma. Quando lapidamos nossa imagem a fazemos evoluir, trazendo mais credibilidade ao que é visto. Quando se tenta fabricar, algo sempre soará meio desafinado ou, até, dissimulado.

Só uma imagem consistente e alinhada aos seus hábitos irá conseguir expressar-se com confiabilidade. 

O filtro pessoal sempre irá agir, é inevitável.

Cabe a nós oferecermos uma leitura descomplicada, clara e verdadeira a nosso respeito, fazendo da imagem visual uma vitrine genuína de nosso discurso e intenções.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, consultora de etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

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