Notícias de Criciúma e Região

Epagri faz levantamento dos prejuízos após chuva de granizo

A utilização de telas tem sido a principal estratégia utilizada para minimizar os danos nos pomares

A chuva com granizo no começo da tarde desta quinta-feira,17, deixou as ruas de Urupema, na Serra Catarinense, cobertas de gelo. Conforme o engenheiro agrônomo e climatologista Márcio Sônego, da Epagri, o fenômeno ocorreu devido a uma linha de instabilidade de nuvens do tipo cúmulo- nimbos que causou granizo a partir de São Joaquim. “É uma formação típica na Primavera e Verão. Nada raro”, destaca Sônego.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Em Urupema segundo ele foi tão intenso que choveu 60 milímetros em questão de 1 hora. A chuva também atingiu parte dos altos da Grande Florianópolis, região de Rancho Queimado em direção ao Alto Vale do Rio Itajaí.

Conforme Epagri, o granizo é um evento climático frequente nesta região, onde se encontram os municípios produtores de maçã. Quando ocorre no período de formação, desenvolvimento e maturação dos frutos, o granizo pode ocasionar danos que depreciam completamente a fruta, que perde seu valor de mercado e precisa ser destinada à industrialização, causando perdas ao produtor.

A utilização de telas antigranizo tem sido a principal estratégia utilizada para minimizar os danos decorrentes de precipitações de granizo em pomares de macieiras. O produtor de maçãs em São Joaquim, Emílio Della Bruna, explica que o granizo cai como se fosse um telhado e não atinge a fruta. “A chuva dessa tarde protegeu meu pomar”, conta ele que possui 20 hectares.

O extensionista Cristian Lemos de Medeiros, comenta que nos próximos dias a Epagri irá levantar informações sobre se houve ou não prejuízo nas lavouras. “Pode ter causado diferentes níveis de danos em pomares de maçãs e em lavouras anuais como milho, por exemplo. Isso vai depender da intensidade do granizo em função da localização de cada pomar/lavoura”, informou.

Ainda conforme a Epagri, o governo do estado de Santa Catarina dispõe de um programa para a subvenção de juros para projetos de investimento em cobertura de pomares. Para saber mais, procure a Epagri de seu município.

 

Você também pode gostar