Notícias de Criciúma e Região

É falso alerta sobre pessoas vestidas com roupas brancas que espalham HIV

Imagem com o alerta circula nas redes sociais e em grupos de Whatsapp

Circula nas redes sociais e grupos de Whatsapp uma foto com um alerta de que pessoas vestidas de roupas brancas estariam realizando medições da glicemia e transmitindo o vírus HIV. No entanto, imagem é falsa e já circulou nas redes sociais em 2019 também.

Pessoas vestidas de branco vão passar de casa em casa para medir a taxa Glicêmica dos moradores. Não deixem! É um grupo de aidéticos para transmitir o vírus. A mandado da baleia azul. Compartilhem! O alerta foi emitido pela Polícia Militar. Segue a mensagem:

“Amigos e populares, a Vigilância Sanitária e a PM acabam de informar que um grupo de aidéticos está em várias cidades abordando as pessoas para que elas façam a medição de glicose. Se você for abordado, DENUNCIE! Ligue 190! Este suposto teste está passando o vírus HIV…

Obs: Eles estão se passando por um grupo de enfermeiros estudantes. CUIDADO! É muito sério! Vamos espalhar para outros grupos…

A Polícia Militar (PM), Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Criciúma confirmaram que a informação é falsa e não foi registrado nenhum caso na cidade. “Não fomos notificados sobre nenhum caso deste até o momento. Esse tipo de golpe é comum acontecer e a população precisa ficar atenta”, afirma o gerente de Vigilância em Saúde na Prefeitura Municipal de Criciúma, Samuel Bucco.

O gerente ainda reforça que, um dos golpes que constantemente é aplicado em Criciúma é o do falso fiscal de Vigilância Sanitária. Segundo Bucco, os golpistas entram em contato com comerciantes, informando que o estabelecimento foi notificado pela Vigilância e, para acessar este processo, teriam que informar o código recebido no Whatsapp. Com isso, a conta no aplicativo é hackeada e usada para aplicar golpes de estelionatário.

“A Vigilância Sanitária não faz esse tipo de abordagem pelo Whatsapp ou ligação. Nossos fiscais vão até os estabelecimentos devidamente identificados como funcionários da Prefeitura Municipal”, explica Bucco.

Qualquer dúvida, os comerciantes e moradores de Criciúma podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo (48) 3437-6191. A Polícia Militar de Araranguá também emitiu uma nota sobre o caso dos falsos medidores de glicemia, acompanhe abaixo:

O comando do 19º Batalhão de Polícia Militar esclarece que a informação divulgada sobre pessoas vestidas de branco, realizando medições da taxa glicêmica e transmitindo o vírus HIV é falsa.

A Polícia Militar não emitiu nenhum alerta relacionado a esse fato. Além disso, também não foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município de Araranguá, que tenham recebido essa informação ou algum tipo de aviso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou nas unidades básicas de saúde dos bairros. 

Portanto, pedimos que não compartilhem informações sem verificar sua veracidade, pois disseminar fatos ou informações falsas podem causar pânico e prejudicar a comunidade.

Mantenham-se informados por fontes confiáveis, e em caso de dúvidas, consultem as autoridades de saúde e segurança. 

A desinformação é um problema sério e é responsabilidade de todos nós combater a propagação de informações falsas.

PMSC – Preservar a Ordem. Proteger a Vida.

Araranguá, 24 de outubro de 2023. 

Atenciosamente, 

Marcelo Bertoncini Zanette
Tenente-coronel PM
Comandante do 19ºBPM

Você também pode gostar