Notícias de Criciúma e Região

Defesa Civil emite nota sobre a chegada da fumaça de queimadas da Austrália em Santa Catarina

Os resquícios da fumaça proveniente dos incêndios florestais na Austrália deverão chegar na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, de forma muito fraca. Logo, não há previsão de que esta fumaça avance para Santa Catarina, informa a nota enviada à imprensa nesta tarde, dia 7, pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Acompanhe o que diz o texto:

“As imagens de satélite da NOAA/Nasa que estão circulando mostram uma pluma de fumaça proveniente da Austrália cruzando o oceano Pacífico em direção à América do Sul, principalmente no Chile, Argentina e até mesmo, no Uruguai.

O principal fator é a circulação de ventos nos altos níveis da atmosfera (acima de 10km de altitude), chamados de ” correntes de jatos”, ou seja, uma corrente de ventos mais intensos que sopram da direção oeste para leste.

Devido a essa circulação de ventos nos altos níveis da atmosfera, é possível que a fumaça chegue na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, porém de forma muito fraca. Logo, não há previsão de que esta fumaça avance para Santa Catarina”.

Defesa Civil de Santa Catarina

 

Foto: Massa mais cinza atravessa o Chile e a Argentina rumo ao Brasil- Reprodução / NOAA

Você também pode gostar