Notícias de Criciúma e Região

Com ou sem ressaca moral?

Nos próximos dias iremos comemorar o Carnaval, um evento que sempre marca o calendário anual em nosso país, obviamente que devido à situação atual, mais uma vez será comemorado de forma diferente. Mesmo não acontecendo as festas como de costume, algumas pessoas vão se reunir, já que culturalmente, estão habituadas a fazê-lo. No Carnaval, fantasias, máscara e álcool – às vezes em excesso, se fazem presente. Estamos em pleno Carnaval e muitas pessoas irão acordar de ressaca, ou seja, vão beber de maneira excessiva e no outro dia acordar com dor de cabeça, desconfortos, náuseas, etc.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Esses sintomas são provocados por efeitos químicos dentro de cada um de nós. Mas há outro tipo de ressaca, a moral. Conhece? Já teve? Já ouviu algo sobre? Ah, já sei, você tem um amigo próximo que já teve a tal ressaca moral que nada mais é do que aquela sensação de tristeza e irritabilidade por comportamentos inadequados.

Atribuímos a expressão a alguns comportamentos de que nos arrependemos. Na atualidade, gostamos de nos expor nas redes sociais, assim, imagine a seguinte cena, você neste carnaval ou em qualquer outro evento, na emoção do momento, faz postagens que deixe você se sentindo mal no dia seguinte, ou muitos deles… O que eu tenho para lhe dizer é: cuidado, os eventos passam, mas sua marca ou “mancha” ficarão com você por um bom tempo.

Porém, há um ditado que diz que não adianta chorar pelo leite derramado, de fato, não adianta chorar, mas vale a pena refletir. Assumir que você fez algo que não foi legal, ou que se comportou de forma a não alimentar valores importantes para você, é o primeiro passo, sem se vitimizar, já que isso não resolve nada.

O bacana é refletir acerca do seu possível aprendizado diante do acontecido, não apenas no carnaval, mas em todas as situações ao longo do ano que podem lhe causar ressaca moral como: tratar alguém com indiferença, forçar elogios, não atingir resultados e não ter tempo para você. Lembre-se: se não quer sentir ressaca moral, reflita antes de agir!

Você também pode gostar