COLUNA POLÍTICA: #prayforamazonia e agricultura familiar

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

#prayforamazonia

Várias manifestações estão ocorrendo neste fim de semana em várias cidades do Brasil e do mundo em prol da Floresta Amazônica. Há mais de 15 dias partes da mata sofre com queimadas. Em cadeia nacional o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), informou que as forças armadas seriam encaminhadas para o combate as chamas e salvamento ainda neste sábado, 24. Durante o pronunciamento, Bolsonaro sofreu seu primeiro “panelaço”, transmitido ao vivo pelas emissoras de TVs brasileiras. Registraram o protesto: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Minas Gerais, Florianópolis, entre outras capitais. Em Criciúma um pik nik foi marcado para esse domingo, 25, a partir das 15h, em prol da Amazônia. Evento será no Parque das Nações.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Corrente pela Amazônia

Uma corrente divulgada nas redes sociais convoca para uma outra manifestação em Criciúma pela preservação da Amazônia. O ato acontecerá no sábado, dia 31, às 9h30, na Praça Nereu Ramos. Mudas de plantas serão fornecidas pela Fundação de Meio Ambiente (Famcri) e doadas para os participantes. Uma bióloga e um índio devem estar no evento para explicar sobre a biodiversidade da floresta. Metade dos focos de incêndios florestais registrados no país foram na Amazônia.

Visitantes de São Bento do Sul conhecem agricultura de Içara

Sexta-feira, 23, foi dia de Içara receber visitantes da cidade de São Bento do Sul. Eles estiveram no município para conhecer o modelo de gestão da Cooperativa de Agricultura Familiar (Coopafi). A visita, que iniciou no começo da manhã, se estendeu durante todo o dia, em diferentes pontos do município. “Essa procura pelas atividades que nós realizamos em Içara é muito importante, pois mostra que o trabalho está sendo bem desenvolvido”, comentou o presidente da Coopafi, Jairo Manoel da Silveira. De São Bento do Sul estiveram gestores municipais, representantes da Aprosul (Associação de Produtores) e técnicos da Epagri. Eles também conheceram o funcionamento da entrega da merenda escolar. Na visita, também visitaram agricultores que produzem alimentação orgânica especifica, como: banana, poupa e pitaia, para implantar no município e aprimorar a entrega de alimentação escolar.

Governo entrega primeira certificação SIM para unidade de beneficiamento de pescados

A história do empreendedor Wagner Ortolan começa com muita dedicação e vocação para as vendas. O içarense, que iniciou suas atividades trabalhando com uma tele-entrega de pescados em 2016, e deu continuidade ao projeto abrindo uma peixaria em 2017, recebeu nesta sexta-feira, 23, o registro da certificação que autoriza o funcionamento da empresa da família, a Ortolan Comércio e Indústria de Peixe, a primeira unidade de beneficiamento de pescados do Município.

Negócio próprio

Com o auxílio da equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Içara Ortolan planejou e executou o sonho de abrir o seu próprio negócio. “Fui muito bem acolhido pela equipe da Secretaria de Agricultura. O projeto e construção foram viabilizados a partir das orientações recebidas. Também recebemos orientações sobre manejo, higiene e comercialização”, declarou o proprietário, que inaugura o empreendimento nesta sexta-feira, às 19h, na Rua Ângelo Lodetti, 944, no bairro Jardim Elizabete.

Terceiro registro entregue

Esta semana o coordenador do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), o médico veterinário Saulo Da Boit Goularte, foi até o local realizar a vistoria final. “A certificação dos produtos de origem animal só é emitida, desde que todo o processo de preparação, manipulação, depósito e acondicionamento sejam verificados. É necessário seguir uma série de pré-requisitos e padrões de qualidade para receber o selo e garantir a procedência dos produtos. Enquanto equipe técnica, nós acompanhamos todas as partes, desde o início das obras e continuaremos coletando amostras e realizando inspeções no empreendimento” explicou. Este é o terceiro registro entregue pela Administração.

Rede de cooperação

Ortolan comercializará camarão com e sem casca, marisco, salmão e filés de peixes da região como papa-terra e curvina. Além disso, a instalação da usina de beneficiamento em Içara, próximo de Balneário Rincão e outras praias, fomentará uma possível parceria com outros pescadores.  “Nas temporadas de pesca, muitas empresas e cooperativas não se deslocam para buscar quantidades que eles julgam pequenas e, muitas vezes, infelizmente, os peixes acabam sendo descartados. Por isso, tendo viabilidade, compraremos essas quantidades”, informou o proprietário.

Produdos para a Amrec

Além dos supermercados de Içara, os produtos também serão comercializados nos municípios da Amrec, conforme prevê a legislação estadual. Os membros do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC) trabalham para que, nos próximos anos, os empreendimentos que possuam o SIM consigam integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBi), elevando os produtos para comercialização em todo o país.

CEI Aquarela é pioneiro em implantação de biblioteca infantil

A colaboração de pais, educadores e gestores em educação, formalizou e oportunizou o estimulo a leitura infantil no Centro de Educação Infantil (CEI) Aquarela, do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara. O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, numa parceria com Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (Efias) inaugurou nesta sexta-feira, dia 23, a “Biblioteca Aquarela, Um Tesouro a ser Explorado”. É a primeira biblioteca infantil da Rede Municipal de Ensino. O evento de inauguração também lembra a passagem do Dia Nacional da Educação Infantil que é comemorado neste dia 25 de agosto. O acervo para a biblioteca foi por meio de doações dos pais e comunidade em geral.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Coluna Política