Notícias de Criciúma e Região

Catedral São José lotada para a missa de cinzas

A celebração marca o início do período da Quaresma que segue até a noite da Quinta-feira Santa

Centenas de pessoas participaram da Missa de Cinzas na tarde desta quarta-feira, 02, na Catedral São José de Criciúma. Celebrada pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach, a igreja ficou lotada de fieis. A celebração marca o início do período da Quaresma que segue até a noite da Quinta-feira Santa, época com especial significado para os católicos. Durante as missas, cinzas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis ou na testa, como significado de humildade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Nós cristãos, católicos somos chamados a fazer um pouco de penitência, jejum, oração e amor ao próximo. Esse tempo está preparando aquilo que se tem de mais sagrado, aqui na terra que é a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus, celebrado na Quinta, Sexta e no Sábado Santo. O povo já sabe que é um momento especial, com isso muitas pessoas vão às missa hoje buscar as cinzas, que lembra que é penitência. Antigamente os pecadores ficavam em público para receber as cinzas, hoje a gente lembra as cinzas que também somos pó, e ao pó voltaremos um dia. Temos que valorizar bem o mundo que Deus criou e respeitá-lo, mas não só porque sabemos que um dia partiremos daqui e queremos estar junto de Deus”, ressalta Dom Jacinto.

Irmãs foram juntas celebrar

Dando início a essa preparação que se estende por 40 dias, as irmãs Maria do Carmo, 62 anos, Albertina, 68 anos, Verônica, 60 anos e Rosa, 63 anos, combinaram e foram juntas na Missa de Cinzas. Para elas, trata-se de um momento muito especial. “As cinzas representam a vida. A gente nasce e quando morreremos nos tornamos cinza”, diz dona Maria do Carmo. Elas contam que ainda preservam a tradição da Quaresma em não comer carne. “Eu não sinto nem vontade”, revela Albertina.

Dona Terezinha esteve presente com a neta e amigas

Também presente na catedral, estava a aposentada Terezinha Fabre Pereira, 73 anos, que com as amigas foi acompanhar a celebração. “Acho muito importante estar aqui presente nesse momento. Minha Quaresma é baseada em doações, fazer visitas e orações”, disse ela.

 

 

Você também pode gostar