Notícias de Criciúma e Região

Educação está no foco da Campanha da Fraternidade 2022

Iniciativa possui como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”

A Campanha da Fraternidade (CF) de 2022 foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 2. Neste ano, a iniciativa possui como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26, “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com o coordenador diocesano da pastoral de Criciúma, padre Jonas Emerim Velho, no período da quaresma é lançada a iniciativa pela Igreja Católica com o objetivo de conseguir mais fraternidade em um tema que precisa de atenção. “Neste ano é a educação. Precisamos educar as pessoas em todas as dimensões, não só nas intelectuais. Claro que as escolas são importantes, mas precisamos olhar a pessoa humana na sua totalidade para não termos somente bons profissionais, mas pessoas resolvidas e com sabedoria”, explica.

O padre destaca ainda que a educação sofreu muito durante à pandemia. “É necessário parar para pensar os impactos disso e falar da educação integral e não só a formal. Toda educação começa primeiramente na família. Igreja, escola, universidade também são lugares de educação e é um trabalho que deve ser feito por toda a sociedade”.

Segundo a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

Origem

A Campanha da Fraternidade nasce a partir de uma iniciativa de arrecadação de recursos para atendimentos assistenciais da Cáritas Brasileira. Na Quaresma de 1962, no Rio Grande do Norte, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade com o convite à solidariedade, gesto concreto da prática quaresmal da esmola.
Você também pode gostar