Campanha com ações de conscientização e prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Durante todo o mês profissionais da Secretaria de Saúde de Siderópolis estarão realização ações

Conscientizar, prevenir e combater o suicídio é o intuito da campanha Setembro Amarelo, lançada pela Secretaria de Saúde de Siderópolis. Durante todo o mês de setembro, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e do Serviço de Saúde Mental estarão realizando ações voltadas para a população.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A campanha “Preencha esse Espaço com Amor e Amizade”, é representada pela cor amarela e tem como objetivo levar conhecimento e informação à população sobre o suicídio, bem como evitar que aconteça. A primeira ação foi um bate-papo sobre o Setembro Amarelo entre a psicóloga Anazir do Caps e Sabrina Piva no Programa On Line da Sabrina. Serão realizadas durante o mês rodas de conversa com os alunos do Ensino Médio do Município, além palestra sobre o tema com as agentes comunitárias de Saúde. A equipe do Caps realizou uma decoração com o tema nas Unidades de Saúde e na Policlínica São Lucas além da própria unidade.

A Secretaria de Saúde entregou a todos os servidores uma camiseta amarela com o tema da Campanha. Os primeiros a receberem foram o prefeito Franqui Salvaro e o vice-prefeito Adriano Teixeira. “É uma campanha que acontece todos os anos, porque é preciso falar sobre o suicídio, é preciso combater e prevenir, não só neste mês, mas a todo momento. A frase escolhida para este ano chama atenção por ser algo tão simples, mas que muitas vezes passa despercebido na correria do nosso dia, que é olhar para o lado e dar amor e carinho para quem está ali, é disso que se trata”, comentou o prefeito Franqui Salvaro.


“Trata-se de um grande problema de saúde pública. Precisamos quebrar o tabu, precisamos ultrapassar barreiras e abrir portas de acesso para falar do assunto, porque os casos estão crescendo a cada ano. Nossas ações visam esclarecer sobre os serviços e acolher”, disse a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling.

O município disponibiliza como local de referência para atendimento às ideações e tentativas de suicídio o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado na Rua Engenheiro Augusto Batista Pereira, nº 47, no Centro. Os telefones para contato são: 34358958/ 988227981.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.