Notícias de Criciúma e Região

Vista a camisa da empresa, mas não esqueça o seu pijama!

A saúde mental é de fato um dos temas que mais está em evidência dentro das organizações devido a quantidade de profissionais que adoecem em seus trabalhos e por conta dele. Existem culturas tóxicas e lideranças que a disseminam de forma exitosa – infelizmente. Os dados vinculados são um convite para análises necessárias, estamos liderando rankings em ansiedade, estresse e Burnout. A grande questão é que precisamos tratar a causa e não apenas a consequência.

As organizações são os locais onde passamos a maior parte da vida adulta e produtiva, logo, o impacto dela gera efeitos duradouros e, por vezes, preocupante. Mas por que agora surgiu esse tema? Na verdade, sempre existiu, mas as pessoas negligenciam o invisível. Você quebrar o braço é digno, estar depressivo, não! A falta de conhecimento sobre saúde mental, doença mental e transtorno mental é uma das causas que precisam ser trabalhadas, precisamos falar mais e falar com as pessoas para que tenham uma maior compreensão a respeito do tema e, acima de tudo, privilegiem a sua saúde mental. Outro ponto a ser considerado são as culturas organizacionais, algumas canibalistas, criando crenças e vieses que fazem as pessoa, ou melhor, fez as pessoas acreditarem que a exaustão era sinônimo de êxito e que para ser produtivo você deveria usar a “camisa da empresa”…será mesmo?!

Mesmo que isso significasse tirar a sua própria?

Sem qualquer dúvida sobre o tema, eu ouso dizer que muitos, inclusive você que está lendo esse artigo, ainda se negligenciam, em

Um mundo veloz, parar para olhar para si tornou-se irrelevante, mas não esqueça, se você teme a doença mental é obrigatório promover a saúde. Faça exercícios, alimente-se bem, durma com qualidade, e claro, olhe para você, tenha conversas com você mesmo e, se necessário for, com profissionais da área. E sobre o trabalho?! Sim, continue usando a camisa da empresa, mas não esqueça de também usar seu pijama e suas roupas de festa. Pense nisso!

Você também pode gostar