Notícias de Criciúma e Região

Projeto leva dança, conversa e resgate de memórias para idosos de Criciúma

Tango, bolero, valsa, vaneira e xote serão apresentados pelo casal de bailarinos Anderson e Viviane

Ao andar pelas ruas da cidade, é fácil perceber: a população de idosos vem crescendo, e de acordo com o IBGE, em 2023, seremos o país em número de população idosa do mundo.

Pensando nessa parcela da população, os bailarinos Viviane Candiotto e Anderson Felisberto Cristiano lançam o projeto “Apresentação de Dança: Reencontro com as Pessoas Idosas”.

“Percebemos que uma parte da população segue ativa e saudável, frequentando shoppings, bailes e locais de diversão. Mas por outro lado, parte dessa sociedade sai pouco em razão de problemas de saúde, ou por estar em locais como casas de repouso”, comenta Anderson. A realidade de alguns destes idosos, ficou ainda mais difícil após a pandemia, quando a vida social ficou ainda mais reduzida, se resumindo a lembranças.

Para oferecer entretenimento a estes idosos com vida social escassa, o projeto vai apresentar cinco modalidades de dança em grupos de pessoas idosas em Criciúma: tango, bolero, valsa, vaneira e xote, pelo casal Anderson e Viviane, de forma presencial.

Os locais de apresentação são o Asilo São Vicente de Paulo, Centro de Convivências da Terceira Idade, Casa de Repouso Cantinho do Idoso e Lar Geriátrico Santa Clara. Estima-se que 450 idosos presenciem as apresentações.

Roda de conversa

O casal de bailarinos vai além da dança. “Os idosos gostam de conversar, perguntam sobre as danças, têm curiosidades e se sentem acolhidos nestes momentos em que eles têm atenção voltada para eles”, ressalta Anderson, enfatizando a importância da interação.

O bate papo falará sobre a história do casal, curiosidades dos ritmos e claro, a será uma conversa descontraída. Ao final, os idosos que tiverem condição física e vontade, podem dançar com os bailarinos.

“É muito bonito ver a felicidade deles. A ideia é resgatar lembranças e memórias em cada um deles e que eles possam ter momentos únicos de alegria”, enfatiza Anderson.

A dança pode oferecer benefícios físicos e emocionais para os idosos, e ainda, contribuir com a saúde geral e bem-estar. O projeto busca o envolvimento intergeracional, fortalecer laços comunitários e proporcionar momentos de alegria e conexão.

Datas

22 de março – Cantinho do Idoso

23 de março – Lar Geriátrico Santa Clara

25 de março – Asilo São Vicente

Você também pode gostar