Notícias de Criciúma e Região

Primeira edição de Startup Weekend para jovens em Criciúma é sucesso

A plataforma online de gestão de doações para entidades beneficentes DoeMais recebeu o troféu de primeiro lugar

Um mergulho no universo do empreendedorismo foi vivenciado por 30 jovens de Criciúma e região durante este fim de semana, no Bairro da Juventude. Os participantes da primeira edição do Startup Weekend Youth (SW Youth) começaram na sexta-feira, dia 4, com a tarefa de estruturar modelos de negócios a partir de ideias inovadoras com o apoio de mentores com experiência no meio empresarial. Os resultados foram apresentados na noite desse domingo, 6, para uma banca avaliadora que determinou os três vencedores.

A plataforma online de gestão de doações para entidades beneficentes DoeMais recebeu o troféu de primeiro lugar baseado nos critérios de viabilidade da ideia, relevância do problema a ser resolvido e potencial de crescer em escala. O segundo lugar ficou com o Tô Indo, market place para a comercialização de gás de cozinha e a Mente Calma, software de gestão de atendimentos em saúde metal para municípios, fechou o pódio. A equipe do projeto TAKARO, solução de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica, foi agraciada com a premiação de Menção Honrosa, dada pelo corpo de mentores.

Na mesma metodologia dos Startup Weekends, que em Criciúma correm pelo menos uma vez por ano desde 2016, o SW Youth tem como o diferencial o público, formado quase na totalidade por jovens com idade entre 14 e 18 anos. “Durante o fim de semana, a galera botou a mão na massa para fazer com que as ideias de soluções fossem estruturadas como um modelo de negócio. As etapas envolveram pesquisa de mercado para validação de problema e viabilidade de vendas, ou seja, se há pessoas interessadas em consumir o produto ou serviço, além de projetar de que forma comercializar e estruturar a apresentação simulando uma busca por investimento com uma banca de potenciais investidores. A intenção é proporcionar a vivência empreendedora e desenvolver capacidades de liderança, vendas, trabalho em equipe, resiliência, entre outras. Uma oportunidade de entender como funciona uma startup”, pontua o líder da comissão organizadora do evento, Lucas Fofonka.

Toda a jornada foi acompanhada por um time de sete mentores que ajudaram a indicar caminhos para as equipes acelerarem o desenvolvimento das suas soluções, além de motivar os grupos e, quando necessário, chamar a atenção. Também atuaram no SW Youth Criciúma 12 membros da comissão organizadora, além de apoiadores e a banca de avaliadores, que totalizaram 60 pessoas envolvidas. “O SW é um evento que transforma vidas. Aqui plantamos a semente para o desenvolvimento de futuros empreendedores e lideranças da comunidade de startups”, acredita Fofonka.

Você também pode gostar