Notícias de Criciúma e Região

Plataforma de telemedicina é lançada pelo Plano de Saúde São José; saiba como funciona

Operadora oferece consultas com clínicos gerais 24 horas por dia e sem coparticipação dos usuários

Sem sair de casa, os usuários do Plano de Saúde São José passam a ter acesso a consultas de pronto atendimento com médicos clínicos gerais por meio da plataforma de telemedicina, novo serviço apresentado nesta semana. A tecnologia atende a todos os requisitos da Lei da Telessaúde (nº 14.510/2022) e tem como principal diferencial a disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Telemedicina do Saúde São José se destina ao atendimento clínico primário. A hora em que desejar, com agendamento ou não, o usuário pode acessar a plataforma online via aplicativo saúde24h ou pelo telefone 0800 000 3736 (nesse caso o pedido da teleconsulta é feito e o link para acesso à videochamada é enviado por mensagem de texto). Antes de ir para a consulta com um dos médicos da equipe, o paciente passa por uma triagem.

“O processo é rápido e seguro. Conforme manda a legislação, as interações são feitas em conversas por vídeo com ambas as câmeras ligadas (médico e paciente). Na consulta, o clínico geral conversa com o paciente, pode receitar exames ou medicamentos e, quando necessário, encaminhar para um especialista ou, em casos específicos, para o atendimento presencial”, explica a gerente operacional do Saúde São José, Jeniffer Gomes.

A infraestrutura tecnológica envolvida na plataforma está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garante a segurança e a privacidade dos usuários. Em seguimento à Lei da Telessaúde, os prontuários médicos ficam registrados no Sistema de Registro Eletrônico do paciente, nos padrões da norma do Conselho Federal de Medicina (CFM). A telemedicina se consolida cada vez mais como uma realidade para ampliar o acesso à saúde com praticidade, avalia o diretor técnico do Plano de Saúde São José, Dr Elias Scheidt.

“Esse movimento ganhou muita visibilidade durante a pandemia e oportunizou a muitas pessoas a orientação médica sem sair de casa. Essa tendência se fortalece cada vez mais, trazendo benefícios para usuários e para a rede de saúde, já que vai gerar uma diminuição nas filas dos atendimentos presenciais”, observa.

O serviço de assistência médica por telemedicina do Saúde São José é oferecido de forma livre para os 16 mil usuários da operadora, sem custos de coparticipação e envolve uma equipe de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) com dedicação exclusiva à modalidade de atendimento remoto.

“Essa familiaridade com o modelo de atendimento online gera uma segurança para que nas consultas o paciente se sinta seguro da efetividade. O médico vai buscar fazer o diagnóstico durante a teleconsulta ou vai encaminhar, quando necessário, direto para o especialista correto”, pontua a presidente do Plano de Saúde São José, Irmã Maria Felícita Henz.

 

Sobre o Saúde São José

O Plano de Saúde São José é uma operadora de saúde com atuação no Sul de Santa Catarina desde 1995. A rede credenciada possui 11 hospitais, mais de 600 profissionais de diversas áreas da medicina e saúde, além de laboratórios, clínicas de fisioterapia e clínicas de diagnóstico por imagem distribuídos em 21 municípios.

A carteira de beneficiários atual possui mais de 16 mil vidas, com acesso à assistência médica em consultas, exames e procedimentos de baixa a alta complexidade. Por meio da rede da Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde, os usuários da operadora têm acesso a atendimentos de urgência e emergência em todas as regiões do Brasil.

Você também pode gostar