Notícias de Criciúma e Região

Trato por Criciúma: projeto reforça importância da regularização do esgoto

Especialistas realizam fiscalizações e orientação gratuita aos moradores da cidade

Com equipes que atuam com fiscalização e orientação técnica gratuita, o Trato por Criciúma reforça a importância da parceria com a população para regularizar as ligações de esgoto. Atualmente, todas as regiões atendidas pela rede coletora de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na cidade estão recebendo comunicados de casa em casa, para que façam o agendamento da visita de diagnóstico e orientação.

“Caso o imóvel apresente irregularidades em seu sistema hidrossanitário, ou na ligação com a rede coletora de esgoto da Casan, é preciso atenção aos prazos, orientações para adequação e reagendamento da vistoria técnica. Somente com a nova visita o imóvel é certificado e não precisa ser encaminhado para órgãos fiscalizadores”, explica Eduardo Neckel, engenheiro da Tec Civil Construções, empresa que executa o programa em Criciúma.

O programa da CASAN faz parte dos chamados Tratos pelo Saneamento, que atuam em Criciúma, Florianópolis, Laguna, São José e Chapecó. O projeto é direcionado ao diálogo e trabalho conjunto com moradores, com o objetivo de difundir boas práticas no uso do Sistema de Esgoto.

Agendamento de vistorias

Comunicados para agendamento da vistoria técnica são entregues em todas as casas e empresas, seja diretamente ao morador ou deixado na caixa de correio.

“O responsável pelo imóvel agenda um dia e horário para que possa receber a equipe na primeira inspeção. Com isso, os técnicos vão até o local para realizar testes e verificar se a residência ou empresa está regular ou não. Caso esteja irregular, é orientado sobre o que deve fazer para corrigir os problemas, com um prazo de 60 dias para regularização”, esclarece Neckel.

A população deve entrar em contato por meio do telefone (48) 3413-6410, para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe técnica. O contato também pode ser realizado na sede, localizada na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela.

Foto: Divulgação

O que fazer se existir irregularidade?

Caso os técnicos atestem alguma irregularidade, vão deixar uma ficha de regularização com laudo técnico. Lá estarão as instruções para regularizar seu imóvel. O pedreiro contratado deverá fazer as adequações de acordo com esse documento. Após a finalização da obra, o responsável pelo imóvel deverá entrar em contato conosco para agendar nova vistoria, que atestará a regularidade.

Para oferecer ainda mais informações, o programa disponibiliza materiais em seu site Trato por Criciúma, ou pelas redes sociais @tratoporcriciuma. Também informa estatísticas sobre as regularizações e canais de comunicação.

Você também pode gostar