Notícias de Criciúma e Região

Prefeitura de Urussanga inicia campanha de vacinação contra a gripe e tétano

Imunização estará disponível a partir desta segunda-feira, dia 25, em todas as unidades básicas de saúde

om a chegada das estações mais frias do ano, aumenta também a circulação dos vírus respiratórios, incluindo o da gripe e para prevenir e combater o vírus da influenza, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira, dia 25, a Campanha de Vacinação. A ação que se estende até o dia 31 de maio será dividida por grupos prioritários, em etapa única e a meta é atingir 90% de cada grupo.
Conforme a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato, a vacina oferecida este ano é a trivalente, protegendo contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19. “É importante ressaltar que a vacina contra a influenza não transmite a doença, pois é produzida com vírus inativado. Ela leva de duas a três semanas após a aplicação para dar segurança de imunidade. Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são pessoas mais vulneráveis, mais suscetíveis a evoluir para gravidade caso sejam infectadas pelo vírus influenza, que causa a gripe. Então, é extremamente importante que essa população procure uma unidade de saúde e tome a vacina”, afirma.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. As doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16. “É uma medida eficaz para prevenir o agravamento da doença, evitando hospitalizações e até mortes. É fundamental também adotar outras medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações”, reforça.
.
Mobilização contra o tétano

Simultaneamente à Campanha de Vacinação contra a gripe haverá, uma intensificação da vacinação contra o tétano e a difteria. O objetivo é aproveitar a ida da população aos postos para atualizar a caderneta de
vacinação também contra essas doenças.
Essa vacina é indicada em um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 10 anos de idade. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação.

Público-alvo da campanha contra a gripe:

Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e mães até 45 dias após o parto;
Idosos com 60 anos ou mais;
Professores de escolas públicas e privadas;
Povos indígenas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Você também pode gostar