NotĆ­cias de CriciĆŗma e RegiĆ£o

Porto de Imbituba tem recorde de movimentaĆ§Ć£o de cargas e alta de 8% em 2023

Em relaĆ§Ć£o ao nĆŗmero de atracaƧƵes, foram atendidos 289 navios (+3,2%)

A atividade portuĆ”ria em Imbituba manteve nĆŗmeros expressivos e consolidou um novo recorde em 2023. O fechamento do ano, realizado pela SCPAR Porto de Imbituba, administradora do porto pĆŗblico, registrou a operaĆ§Ć£o de 7,7 milhƵes de toneladas de janeiro a dezembro, resultando em um marco inĆ©dito anual e crescimento de 8% em comparaĆ§Ć£o a 2022, recorde anterior (7,1 milhƵes t). Em relaĆ§Ć£o ao nĆŗmero de atracaƧƵes, foram atendidos 289 navios (+3,2%).

ā€œO Porto de Imbituba Ć© muito importante para a cidade e peƧa fundamental no desenvolvimento da RegiĆ£o Sul de Santa Catarina. Esses resultados demonstram que ele estĆ” no caminho certo para a sua consolidaĆ§Ć£o como uma soluĆ§Ć£o logĆ­stica competitiva, promovendo renda e emprego aos catarinensesā€, disse o governador Jorginho Mello.

A movimentaĆ§Ć£o do Ćŗltimo ano foi caracterizada, principalmente, pela operaĆ§Ć£o de granĆ©is sĆ³lidos (83% da movimentaĆ§Ć£o total, sendo, destes, 55,2% minerais e 44,8% vegetais/agrĆ­colas). Ao longo de 2023, o Porto de Imbituba teve na lista de seus maiores volumes o coque de petrĆ³leo, os farelos de milho e soja, os contĆŖineres, o sal e o milho, seguido da soja, fertilizantes, toras de madeira, hulha betuminosa, malte/cevada, trigo, dentre outros produtos.

Para o secretĆ”rio estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os nĆŗmeros seguem confirmando o crescimento no desempenho do Porto. ā€œUm reconhecimento ao trabalho e gestĆ£o portuĆ”ria que vem resultando em produtividade na movimentaĆ§Ć£o de cargas, com o apoio do governo, demonstrado na criaĆ§Ć£o, em 2023, de uma secretaria para tratar dos assuntos logĆ­sticos de SCā€, afirma Martins.

No balanƧo do ano, o Porto apresentou uma mĆ©dia mensal de recebimento de 24 navios e operaĆ§Ć£o de mais de 640 mil toneladas. ā€œEste resultado, alĆ©m de contribuir para Imbituba se consolidar como uma alternativa logĆ­stica competitiva, representa o aumento da quantidade mĆ©dia de cargas movimentadas por navio, que cresceu 4,7% na tonelagem em relaĆ§Ć£o a 2022, reduzindo o frete de modo geral e trazendo maior eficiĆŖnciaā€, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.

O desempenho positivo foi marcado por seis recordes mensais (fevereiro, marƧo, abril, maio, novembro e dezembro), com destaque para o volume operado em abril, que se consolidou com o maior resultado mensal da histĆ³ria do Porto (767,8 mil toneladas).

Entre embarques e desembarques, as exportaƧƵes lideraram o fluxo de trabalho do Porto, com 52,9% da movimentaĆ§Ć£o total e crescimento de 48,7% se comparado a 2022. O principal destino das cargas foram os paĆ­ses asiĆ”ticos (China, IrĆ£ e VietnĆ£), alĆ©m de Portugal e Estados Unidos.

No sentido inverso, as importaƧƵes garantiram a fatia de 35,8% das operaƧƵes, mesmo apresentando retraĆ§Ć£o de 19,9% em relaĆ§Ć£o ao volume importado em 2022. As origens mais frequentes dos produtos ficaram por conta dos Estados Unidos, Chile, China, Argentina e ColĆ“mbia. Segundo dados do Governo Federal, as operaƧƵes de comĆ©rcio exterior em Imbituba movimentaram mais de 2 bilhƵes de dĆ³lares entre janeiro e dezembro de 2023.

O diretor de Infraestrutura e OperaƧƵes do Porto, JosĆ© JoĆ£o Tavares, explica que o aumento dessa movimentaĆ§Ć£o foi fortemente influenciado pelo incremento no transporte de granĆ©is agrĆ­colas, principalmente os farelos de soja e milho, do milho e da soja em grĆ£os.

A cabotagem, navegaĆ§Ć£o dentro do Brasil, representou 11,3% da movimentaĆ§Ć£o do Porto, o que mostra uma queda de 7,9% na tonelagem da carga se comparado ao ano anterior..

ā€œTivemos grandes recordes em 2023, ao lado de grandes desafios operacionais, muitos deles relacionados aos eventos climĆ”ticos extremos, que jĆ” estĆ£o sendo solucionadas e que, em conjunto com as diversas aƧƵes que o Porto estĆ” fazendo, a exemplo da recuperaĆ§Ć£o e reforƧo do Cais 3, derrocagem do Cais 1 e ampliaĆ§Ć£o do Cais 2, trarĆ£o condiƧƵes operacionais para que o Porto possa operar com mais eficiĆŖncia, mais seguranƧa e prestando um melhor serviƧo Ć  sociedadeā€, avalia o diretor-presidente do Porto.

A expectativa da Autoridade PortuĆ”ria, prevista no Planejamento EstratĆ©gico da SCPAR, Ć© de que o Porto movimente em torno de 8 milhƵes de toneladas em 2024. O sucesso no campo operacional vem acompanhado da perspectiva de aplicaĆ§Ć£o de aproximadamente R$ 620 milhƵes no complexo portuĆ”rio em investimentos pĆŗblicos e privados nos prĆ³ximos quatro anos, visando ampliar a capacidade de atendimento Ć  demanda do mercado.

ā€œCom o apoio da comunidade portuĆ”ria, que Ć© responsĆ”vel por esses resultados operacionais muito positivos, trabalharemos para fazer um novo ano de conquistas, gerando desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina, em especial a RegiĆ£o Sul catarinense, que abriga o nosso Portoā€, salienta Christiano Lopes, diretor de Assuntos RegulatĆ³rios e JurĆ­dicos da SCPAR.

Importantes avanƧos em infraestrutura

No Ćŗltimo ano, iniciou a maior obra jĆ” realizada pela SCPAR Porto de Imbituba, que Ć© a recuperaĆ§Ć£o e reforƧo do Cais 3, um investimento de R$ 95 milhƵes da Autoridade PortuĆ”ria. A intervenĆ§Ć£o na infraestrutura permitirĆ” o recebimento de embarcaƧƵes maiores e a instalaĆ§Ć£o de equipamentos mais Ć”geis e modernos na movimentaĆ§Ć£o de cargas. TambĆ©m estĆ” no planejamento a dragagem de aprofundamento do local.

Na outra margem da Ć”rea entre berƧos de atracaĆ§Ć£o, a derrocagem (retirada de rochas submersas) do inĆ­cio do Cais 1 terĆ” seu processo licitatĆ³rio relanƧado em breve. JĆ” no Cais 2, estĆ” prestes a iniciar a obra de construĆ§Ć£o de um dolfim de amarraĆ§Ć£o de navios, que deve ser concluĆ­do ainda no primeiro semestre de 2024. Em conjunto, essas melhorias nos berƧos 1 e 2 permitirĆ£o o atendimento simultĆ¢neo de trĆŖs navios no local, passando dos atuais 660 metros de cais linear nos dois berƧos, para 710 metros.

A proteĆ§Ć£o do Porto, pelo molhe de abrigo, tambĆ©m serĆ” aperfeiƧoada com a restauraĆ§Ć£o e reforƧo do local. A obra estimada em R$ 150 milhƵes foi contemplada para receber recursos do Governo Federal dentro do Novo PAC. A previsĆ£o de inĆ­cio dos trabalhos Ć© para ainda este ano.

Na relaĆ§Ć£o porto-cidade, o maior convĆŖnio de obra pĆŗblica assinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o municĆ­pio de Imbituba conta com o aporte de cerca de R$ 17 milhƵes em recursos do Porto de Imbituba. A revitalizaĆ§Ć£o e recuperaĆ§Ć£o do Acesso Sul da cidade jĆ” estĆ” em andamento e deve ser concluĆ­da em 2024.

No campo da modernizaĆ§Ć£o tecnolĆ³gica, o Porto de Imbituba estĆ” investindo na aquisiĆ§Ć£o de novos servidores, construĆ§Ć£o de novo data center de Ćŗltima geraĆ§Ć£o e melhorias na automaĆ§Ć£o dos gates e balanƧas, alĆ©m da implantaĆ§Ć£o de um sistema de energia fotovoltaica, que contribuirĆ” com 15% do consumo elĆ©trico atual do Porto.

GestĆ£o e sustentabilidade

Os avanƧos na gestĆ£o sustentĆ”vel do Porto de Imbituba foram visĆ­veis e reconhecidos em 2023. De forma inĆ©dita, tomou posse, em maio, a nova diretora de Planejamento e Compliance da companhia, a imbitubense Izabel da Fonseca Cavalcante. AlĆ©m de ser a primeira colaboradora a assumir a cadeira de representaĆ§Ć£o dos empregados, Izabel Ć© a primeira mulher a integrar a alta gestĆ£o da empresa. TambĆ©m foi eleita e tomou posse a primeira conselheira de administraĆ§Ć£o representante dos empregados, a analista de Meio Ambiente, Camila Menes. Ainda no Ć¢mbito administrativo, foi estruturada a Diretoria de Planejamento e Compliance e criado o Programa de GestĆ£o de Pessoas

A administraĆ§Ć£o do Porto participou da atualizaĆ§Ć£o do Plano Mestre do Complexo PortuĆ”rio de Imbituba e de Laguna, que deve ser concluĆ­do em 2024 pelo Governo Federal e serve de guia para as aƧƵes e investimentos necessĆ”rios ao atendimento da demanda projetada para os prĆ³ximos anos. Visando informar sobre as oportunidades de negĆ³cio junto Ć  SCPAR, foram realizadas, de forma inĆ©dita, quatro ediƧƵes do Workshop Fornecedores PortuĆ”rios, junto Ć s associaƧƵes empresariais de Imbituba, TubarĆ£o, CriciĆŗma e AraranguĆ”.

A Autoridade PortuĆ”ria deu continuidade aos programas de controle ambiental e, como novidade, ampliou o Programa de Monitoramento das Baleias-francas, cuja equipe de observaĆ§Ć£o passou a operar todos os dias da semana. Em setembro, a SCPAR tambĆ©m realizou, em parceria com o Projeto Franca Austral, do Instituto Australis, a ExpediĆ§Ć£o Baleia-Franca. A iniciativa promoveu um sobrevoo estendido sobre o litoral Sul do Brasil, onde foram avistadas 225 baleias-francas.

Entre certificaƧƵes e prĆŖmios, foram recebidas oito honrarias, nas Ć”reas de gestĆ£o, governanƧa, planejamento estratĆ©gico e sustentabilidade (projeto Costa ButiĆ” e programa de visitas Porto de Portas Abertas).

Ao longo do ano, a Autoridade PortuĆ”ria contribuiu com 22 projetos esportivos, educativos, sociais e culturais. Em parceria com a comunidade, realizou mais uma ediĆ§Ć£o de sucesso do ArraiĆ” do Porto, com recorde de pĆŗblico e arrecadaĆ§Ć£o de cerca de R$ 40 mil para causas sociais locais. Dentro do programa Porto de Portas abertas, recebeu 40 grupos de visitantes, proporcionando Ć  sociedade conhecer o Porto e vivenciar de perto as atividades realizadas.

VocĆŖ tambĆ©m pode gostar