Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Poeta Bráulio Bessa declama poema para Thobias

Versos foram escritos por Mariana Freitas Comin, enfermeira do Hospital São José, de Criciúma, que atende a criança

O poeta Bráulio Bessa declamou um poema para o pequeno Thobias Canarin Schlengman, de apenas um ano e 10 meses, diagnosticado com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA B). Os versos foram escritos por Mariana Freitas Comin, enfermeira do Hospital São José, de Criciúma, que acompanha diariamente a luta da família para salvar o Leãozinho, como é conhecido. 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A ideia de criar o poema para ajudar o Thobias surgiu de um grupo de cerca de 230 voluntários da região. A ideia foi lançada em um grupo de WhatsApp, quando a enfermeira se prontificou a escrever. “Comecei a pesquisar sobre quanto tempo o Thobias lutava pela doença. Descobri que ele parou de respirar no colo dos pais e foi levado para o hospital e diagnosticado com epilepsia. Resgatei a história dele, da parte do transplante da medula. Aí a partir da luta contra a doença já acompanhei mais de perto”, relata Mariana. 

Após escrever o poema, os voluntários descobriram que o poeta Bráulio Bessa estaria em Içara para realizar uma palestra no Festival Literário. Logo, surgiu a ideia de pedir para que ele declamasse, para poder ajudar ainda mais a arrecadar valores para ajudar o Leãozinho. 

“Pensamos em fazer esse contato com ele, então lembramos do Portal Litoral Sul, que sempre nos ajuda. Ficamos muito felizes por ele ter declamado essa poesia, por ter colocado vida, ter dado esse modo diferente nos versos. Também pelo fato de ser muito reconhecido, por ser um poeta de renome. Fiquei muito feliz de ouvir meus versos através da voz dele, mas mais ainda por poder ajudar o Thobias”, conta a enfermeira.

Thobias foi diagnosticado com a doença no dia 2 de setembro do ano passado, quando ele tinha apenas nove meses. Logo, a família iniciou o tratamento. Foram meses de quimioterapia até o tão sonhado transplante de medula óssea, que foi realizado no dia 15 de abril deste ano. 

Após 87 dias do transplante, a família descobriu que a leucemia do pequeno Thobias havia voltado. Um novo tratamento, chamado de imunoterapia, foi iniciado. Como ele era recém transplantado não poderia realizar quimioterapias convencionais devido à alta toxicidade.

Desde então, a família busca ajuda para realizar um tratamento fora do país chamado Car-T Cell. Nessa terça-feira, dia 7, Thobias embarcou para Holanda para iniciar o tratamento com o valor que já foi arrecadado em campanhas. 

Acompanhe abaixo o vídeo do poeta Braúlio Bessa declamando o poema escrito pela enfermeira Mariana Freitas Comin, ao pequeno Thobias:

Você também pode gostar