Notícias de Criciúma e Região

Escritor e poeta Bráulio Bessa no Festival Literário de Içara

Evento iniciou na quarta-feira, dia 3, e segue até sábado, dia 6, na Praça da Matriz São Donato

O Festival Literário de Içara recebeu nesta sexta-feira, dia 5, a palestra do escritor e poeta Bráulio Bessa, com o tema “Cultura e a literatura de cordel”. Mais de 600 pessoas acompanharam a ação na noite desta sexta-feira, dia 5. O evento iniciou na quarta-feira, dia 3, e segue até sábado, dia 6, na Praça da Matriz São Donato.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O evento registrou uma fila de visitantes para acompanhar a palestra de Bráulio. O encontro iniciou com um atraso, pois o escritor estava muito abalado pela morte da cantora Marília Mendonça, na tarde dessa sexta-feira, dia 5.

O encontro noturno foi iniciado por um minuto de silêncio em homenagem as vítimas no acidente aéreo no fim da tarde dessa sexta-feira, dia 5. Após o silêncio, a Associação Coral de Içara iniciou a sua apresentação com canções tradicionais do noderte. Bráulio subiu ao palco aos aplausos calorosos dos presentes no evento.

“Quero agradecer essa iniciativa, esse fortalecimento da educação que acontece aqui. Estamos nesse recomeço, reencontro com as pessoas, onde um abraço é mais que necessário. Nós, enquanto adultos, temos que fazer isso, ensinar e lapidar as crianças para a melhora da cidade”, ressalta Bessa.

Além das suas poesias, Bessa contou um pouco sobre a sua vida, o início da carreira televisiva há sete anos, além das dificuldades para chegar ao espaço que ocupa hoje no cenário cultural. “Nesses sete anos na televisão eu tive a oportunidade de falar sobre os mais variados assuntos, foram mais de 100. Eu percebi que estava acontecendo algo de especial quando eu não conseguia mais andar na rua. As pessoas me paravam e contavam muitas histórias, que mudei a vida delas, que ajudei em algum momento difícil com meus textos, isso não tem preço”, disse o poeta.

Foto: Divulgação

Para fechar a palestra, Bráulio declamou um poema sobre recomeço. “Eu corri atrás para lançar meu livro, coloquei na minha cabeça que eu queria continuar entregando poesia para as pessoas. Quando eu achei que não tinha mais nada para acontecer eu tive a alegria de passar dois meses viajando o país inteiro e vivenciando o impacto da minha poesia nas vidas das pessoas. Tudo isso vai virar uma série que vai ao ar em dezembro. E assim eu vou continuar a minha vida, fazendo a diferença na vida das pessoas e lançando meus livros”, contou Bráulio.

O evento foi prestigiado por içarenses, autoridades, além de pessoas de cidades da região. “É uma emoção muito grande quanto Governo Municipal poder proporcionar a população um evento cultural como esse. Içara está completando 60 anos, o Festival foi apenas o primeiro evento de uma programação intensa que está programada”, finalizou a prefeita, Dalvania Cardoso.

Foto: Divulgação

Confira a programação para este sábado:

8 horas – Abertura da Feira Literária;

9h30min – Apresentações musicais: Colher de Chá, Veveto, Cibele Mdaui e Zunugi Blues;

13 horas – Encerramento Festival Literário e da exposição Arte Provoca Arte.

Você também pode gostar