Notícias de Criciúma e Região

Padre Sidnei Vitali celebra 50 anos de sacerdócio

Missa de Ação de Graças será realizada em Timbé do Sul e Jacinto Machado

“A vivência religiosa sempre foi muito forte em casa, todas as noites tinha a reza do terço e aos domingos era dia de ir na missa”, relembra o Padre Sidnei Vitali, que no próximo dia 15 de dezembro, celebra 50 anos de sacerdócio.

Guiado pelo lema de ordenação “Junto com Cristo e os irmãos, tendo a certeza na frente e a história nas mãos”, Padre Sidnei está, desde 2018, em missão como pároco da Paróquia São Roque, na cidade de Timbé do Sul. “É um lema desafiador, mas sempre busquei caminhar junto com o povo colaborando para uma sociedade igualitária e fraterna”, ressalta. Ao ingressar no seminário, com 12 anos de idade, o sacerdote recorda com alegria a caminhada e disse que mesmo com a idade avançada se sente animado e feliz junto ao povo de Deus. “Considero o Jubileu de Ouro um momento para avaliar, agradecer e fortalecer a caminhada de discípulo missionário no outono da vida, e quero fazer tudo isso junto com a comunidade”.

A Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal acontece no dia 16 de dezembro, às 15h, na Igreja Matriz São Roque, em Timbé do Sul, junto de familiares, amigos e demais membros da comunidade. No dia seguinte, em sua terra natal, a Santa Missa será realizada às 10h, na Igreja Matriz Santa Terezinha.

Colocar-se a serviço de Deus

Padre Sidnei nasceu em Jacinto Machado, no dia 24 de março de 1947, naquela época a família morava na comunidade Barra do Pinheirinho, anos depois, também fixaram residência na comunidade Último Rio. Filho de Gilio Vitali e Lidia Possamai Della Vitali, é o mais velho da família composta por mais 6 irmãos. “A mãe conciliava a reza com a lavação das louças, os trabalhos domésticos e o cuidado com os filhos”.

Com o apoio dos pais, ingressou no seminário da cidade de São Ludgero, em 1960, naquela época a casa servia como uma fase preparatória. Já no ano seguinte, seguiu os estudos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, onde permaneceu por 7 anos. Após os estudos iniciais foi para Curitiba (PR), estudar Filosofia e Teologia. Na capital paranaense, para custear suas despesas, formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e atuou como professor. Ordenou-se em 15 de dezembro de 1973, em Jacinto Machado, sob a imposição das mãos de Dom Anselmo Pietrulla. “Naquele dia, através do meu sacerdócio, coloquei-me a serviço de Deus, como testemunha e anunciador da fé que acredito”.

Missão como padre

No ano seguinte a sua ordenação, iniciou sua missão na Paróquia São José Operário, no bairro Oficinas, em Tubarão. A experiência pastoral durou apenas um ano, quando foi nomeado para trabalhar na cidade de Rio do Sul e mais tarde para o município de Armazém, onde permaneceu até 1987. Na cidade de Imbituba, conduziu os trabalhos de evangelização por quase uma década até seguir em missão para a cidade de Capim Grosso, na Bahia.

Padre Sidnei retornou para Santa Catarina em 1988, quando iniciou os trabalhos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Criciúma, permanecendo por quatro anos. De 1995 até 2001, foi pároco da Paróquia Sagrada Família, instalada na cidade de Araranguá. Exerceu ainda seu ministério nas paróquias Santo Agostinho (2002-2010) e Santa Rosa de Lima (2011-2017). Em 2017, chegou em Timbé do Sul, onde segue como pároco da Paróquia São Roque.  

Quando foi ordenado, escreveu uma oração para nortear a sua vocação em que destaca sua entrega aos desejos de Deus. “Que a Vossa vontade se realize em mim e minha vida seja um constante aprendizado; que eu possa viver a fidelidade, a coerência e, com espírito crítico, auscultar os anseios de vosso povo”.

Você também pode gostar