Notícias de Criciúma e Região

Missas dos Santos Óleos e Lava-Pés marcam a Quinta-feira Santa

Solene Celebração Eucarística foi realizada na Catedral São José e presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, com a concelebração de 80 padres

O clero da Diocese de Criciúma esteve reunido na manhã desta Quinta-feira Santa, 28, para a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. A Solene Celebração Eucarística foi realizada na Catedral São José e presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, com a concelebração de 80 padres. A data litúrgica abre as celebrações do Tríduo Pascal, memória profunda dos fundamentos da fé em Jesus Cristo que venceu a morte e ressuscitou.

Seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis de diversas paróquias participaram da celebração. Em sua homilia, Dom Jacinto destacou que o sacerdócio é a maior benção da terra que, mesmo diante das fraquezas humanas, faz Deus contar com tantos padres para continuar as maravilhas do Seu Reino. “Que possamos continuar em oração para o bem da Igreja, que tantas alegrias nos oferece, nossa diocese é muito abençoada por todo o trabalho que realiza em comunhão com o povo, nas missões e com tantas vocações”, disse o Bispo.

Para Dom Jacinto, a renovação das promessas sacerdotais é a confirmação da entrega e amor ao Pai que chamou a cada um ao serviço. “Deus foi preparando vocês para cuidar da sua Igreja e do seu povo desde a saída de cada um para estudar no seminário”, destacou o Bispo. A renovação evidencia a união, nesse sentido, o fato da missa também ser chamada de Missa da Unidade.

Missa de Lava-pés

Ainda nesta quinta-feira, acontece a missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como Lava- Pés. Na Catedral, a missa ocorre às 20 horas. Na Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, o dia será marcado pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto durante a noite. Os dois momentos contam com a presença do Bispo Diocesano. O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia, com a celebração da Vigília da Páscoa, que terá início às 19h e também contará com a presença do Bispo Dom Jacinto.

Santos Óleos

Durante a celebração os óleos foram levados até o altar em crismeiras, em seguida, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma. Os óleos foram levados pelo diácono André Girardi e os padres Vânio Margutti e Joel Sávio. Além da bênção, o óleo do Crisma recebe uma essência, significando que o ungido deve difundir o bom perfume de Cristo. Obedecendo o rito, o mesmo óleo recebeu, por último, o sopro dos lábios do Bispo, representando a presença do Espírito Santo.

Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus.

Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Você também pode gostar