Notícias de Criciúma e Região

Mineiros rejeitam proposta do Siecesc e marcam greve para o dia 24

Reunidos em assembleia geral unificada no último sábado, dia 8, na associação dos Mineiros de Siderópolis, os trabalhadores da indústria de mineração, rejeitaram a proposta apresentada pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e poderão iniciar uma greve na segunda-feira, dia 24, deste mês.

Na próxima terça-feira, 18, às 14 horas, os trabalhadores ainda terão uma conversa com o coronel, Márcio Cabral, diretor executivo do Siecesc.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, o Foquinha, informou que a assembleia autorizou a Federação e Sindicatos a negociar por empresa, sendo uma eventual proposta avaliada em assembleia geral unificada no sábado, dia 22.

“ Caso as mineradoras não apresentem uma nova proposta a greve iniciará no dia 24, a partir da zero hora. Nessa assembleia será sorteado a primeira empresa a ser paralisada”, informou Foquinha.

Negociação

O sindicato patronal oferece 5.43 para o piso salarial e 5% para as demais faixas, sendo que o INPC (inflação) de 2019 fechou em 4,48%.

Já os mineradores estão reivindicando 100% do INPC de reposição salarial e mais 80% do INPC (3.58%) a título de aumento real. Total de reposição e aumento real de 8.22% sobre o salário de dezembro.

Estamos reivindicando 100% do INPC de reposição salarial e mais 80% do INPC (3.58%) a título de aumento real. Total de reposição e aumento real de 8.22% sobre o salário de dezembro.

Você também pode gostar