Notícias de Criciúma e Região

Mais de 50 cidades catarinenses já registram transtornos por causa da chuva

Defesa Civil faz alerta para alto volume de chuva a partir de sexta-feira, dia 6

Até o momento, 54 municípios registraram ocorrências em virtude das condições meteorológicas desta semana em Santa Catarina. Há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos. A Defesa Civil de Santa Catarina reforça que todas as regiões do Estado permanecem em atendimento através das equipes municipais contando com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado.

Do total de ocorrências registradas na Defesa Civil, 54,2% foram causadas por chuvas intensas, 10,2% por deslizamentos de terra e 10% por alagamentos. Houve registro de granizo também durante esse período de chuvas intensas, fato que gerou 7% dos estragos registrados.

As chuvas causaram um óbito em Santa Catarina, no município de Rio do Oeste. Após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira de bicicleta, um homem perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas. Na cidade de Timbó houve um ferido. Uma criança de um ano ficou ferida após sua residência ser atingida por um deslizamento. Ela foi conduzida ao hospital e encontra-se estável.

Até o momento sete municípios emitiram decretos de situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre. O número se mante na comparação com o relatório anterior emitido pela Defesa Civil.

Ocorrências atendidas pelos bombeiros

Até a manhã de hoje, dia 5, o Corpo de Bombeiro de Santa Catarina (CBMSC) atendeu 111 ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingiram SC desde a terça-feira, dia 3.

Foram registradas ocorrências nos Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) com sede em: Canoinhas (9º BBM); Curitibanos (2º BBM); Joaçaba (11º BBM); Blumenau (3º BBM); Rio do Sul (15º BBM); Florianópolis (1º BBM); Balneário Camboriú (13º BBM); Itajaí (7º BBM); São Miguel do Oeste (12º BBM); Lages (5º BBM); Tubarão (8º BBM); Chapecó (6º BBM) e Xanxerê (14º BBM).

Nos municípios de Ponte Alta, Urubici e Pouso Redondo foram realizados atendimentos de busca e resgate de pessoas que estavam ilhadas.

Atenção Meteorológica

O período entre sexta-feira, dia 6, e domingo, dia 8, será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias.

Na sexta-feira as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. Os temporais vem acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disto, os elevados acumulados de precipitação em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.

Entre noite de sexta e ao longo do sábado, é importante destacar as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos.

No domingo, os acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

Você também pode gostar