Notícias de Criciúma e Região

Julho amarelo: ações de combate a hepatites virais são intensificadas

Campanha em Cocal do Sul visa conscientizar sobre a prevenção das doenças; testes rápidos serão realizados na praça e nas unidades de saúde

O mês de julho traz à tona a reflexão quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo criada a campanha Julho Amarelo. Pensando nisso, o Governo de Cocal do Sul por meio Secretaria de Saúde, irá realizar ações de rápido para hepatites B e C.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

As ações ocorrem no sábado, 9, na Praça da Igreja matriz, das 8h às 12h. E no dia 15, na Feira da Agricultura Familiar, no mesmo horário, das 8h às 12h. No dia 9 acontecerá o evento ‘Saúde na Praça’, uma ação da assistência familiar de Cocal do Sul. Vale ressaltar que os testes também são realizados em todas as unidades de saúde.

“As hepatites são doenças que afetam o fígado e muitas vezes prejudicam a rotina de vida das pessoas; então o quanto antes fazer o diagnóstico e o tratamento adequado melhor será a qualidade de vida”, ressalta a secretária adjunta de saúde, Glícia Pagnan.

Conheças os tipos de hepatites B e C:

Hepatite B: Uma infecção grave do fígado causada pelo vírus da hepatite B, que pode ser facilmente prevenida por meio de vacina.

Hepatite C: Infecção causada por um vírus que ataca o fígado e provoca inflamação. Tendo como principal forma de transmissão o contato com o sangue. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

Você também pode gostar