Início da primavera é marcado por ações da Defesa Civil em Cocal do Sul

As ações fazem parte do cronograma do mês de setembro em alusão ao aniversário do município

Nessa quarta-feira, dia 22, data que marcou o início da primavera, a Prefeitura de Cocal do Sul, através da Defesa Civil do município, realizou algumas ações ao longo do dia, que fazem parte do cronograma do mês de setembro em alusão ao aniversário do município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Pela manhã, a Defesa Civil entregou a limpeza do Rio Cocal. Os trabalhos foram realizados através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. “A limpeza foi realizada pois o próprio rio estava desassociando suas encostas. Ele estava com passagem de água trancada pela sujeira e vegetação em alguns pontos, causando problemas maiores como quedas de muro e desassoreamentos de solo. Dessa forma, o trabalho proporcionará mais segurança e evitará enchentes no bairro”, explica o coordenador da Defesa Civil de Cocal do Sul, João Geraldo Echeli.

Foto: Divulgação

Além disso, a equipe da Defesa Civil também esteve na Praça da Igreja matriz para a entrega de materiais sobre estiagem e a importância da economia de água para população. “No ano passado Cocal do Sul passou por um período de estiagem, chegando a falta de água no município. Por isso essa ação é importante, passando esse conhecimento a população sobre o assunto”, comenta Geraldo.

Defesa Civil nas Escolas 

Ainda na tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil deu início ao projeto Defesa Civil nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foram convidados 30 alunos de turmas do 8º ano das escolas Cristo Rei e Demétrio Bettiol a participarem do projeto.

De acordo com a secretária da coordenadoria da Defesa Civil do município, Thaiane Jung, o projeto é extracurricular e acontecerá uma vez por semana, abordando assuntos como prevenção de desastres, conhecendo tipos de vegetação, o que é a Defesa Civil e diversos assuntos relacionados ao setor.

Foto: Divulgação

“Os encontros têm até no seu cronograma um voo de drone, onde os alunos terão a oportunidade de fazer um levantando da área de entorno das escolas. O objetivo é  conhecer e entender como funciona a prevenção de desastres e a importância do trabalho da Defesa Civil”, explica Thaiane. O projeto é em parceria com a Defesa Civil Estadual. Dois professores da rede municipal receberam o curso, obtendo aptidão para realizarem as atividades. Os alunos também foram presenteados com coletes da Defesa Civil e receberam a visita do mascote.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.