Notícias de Criciúma e Região

Inédito em Criciúma, Meetup Startup Day reúne quase 300 empreendedores

Idealizado pelo Sebrae/SC, evento marcou o lançamento do Programa Startup SC que está com 10 vagas abertas para apoiar novos negócios inovadores, no Sul catarinense

Desenhado para apoiar startups a construir, executar e validar o modelo de negócio, além de atender novos mercados e receber financiamento, o Programa Startup SC, do Sebrae/SC, chegou a Criciúma em sua 14ª edição. O lançamento oficial aconteceu na tarde de sábado, dia 16, no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, e reuniu quase 300 empreendedores de toda a macrorregião Sul catarinense.

“Quanto mais você busca, mas tem vontade de aprender e ampliar os horizontes. Como as iniciativas voltadas à inovação têm crescido na região, não podemos deixar de aproveitá-las”, afirmou a empreendedora e professora Olga Yevseyeva, da startup Alfa Light, de Araranguá.

O Meetup Startup Day aconteceu, simultaneamente, em 170 cidades de todo o país. Em Santa Catarina, apenas Criciúma, Blumenau, Joinville e Chapecó receberam a ação que marcou o preview do Programa Startup SC. A iniciativa acontece em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc) e das prefeituras municipais.

“Já estamos na décima quarta edição do programa no estado, mas só agora o trouxemos para o Sul, pois entendemos que o ecossistema regional está melhor estruturado e maturado para esta aceleração”, explicou Alexandre de Souza, gerente de inovação do Sebrae/SC e gestor do Sebrae Startups.

“O Startup SC tem duração de sete meses, com 15 encontros e 120 horas de conteúdos estratégicos, gratuitos, para impulsionar o crescimento e a inovação das startups, proporcionando mentorias, networking e acesso a investidores, capacitando empreendedores a enfrentar os desafios do mercado atual com mais segurança e conhecimento”, complementou.

Inscrições abertas

Para participar da capacitação, grupos de pessoas físicas ou jurídicas precisam ter como proposta o desenvolvimento de produtos ou serviços que utilizem tecnologias inovadoras. A seleção preza por negócios que resolvam uma necessidade clara do mercado com olhar inovador e alto potencial de crescimento.

As empresas podem ser iniciantes ou consolidadas, que já possuam protótipo desenvolvido e que estejam iniciando a busca por clientes. As inscrições seguem até 13 de abril no site: www.startupsc.com.br. Já o resultado será conhecido no dia 28 do mesmo mês.

Benefícios do programa

Além de muito conhecimento por meio de workshops e mentorias, as startups aprovadas terão acesso gratuito a ferramentas e poderão receber um capital semente de até R$ 80 mil, por meio de um edital da Fapesc.

Empreendedor ajudando empreendedor

Um dos grandes diferenciais do programa é a filosofia “givefirst” em que empreendedores bem-sucedidos durante a iniciativa compartilham aprendizados e resultados com outros empreendedores, com o objetivo de fortalecer o ecossistema estadual.

Entre os mentores desta 14ª edição do Startup SC está o fundador da Hiper, uma startup de soluções de gestão na nuvem para micro e pequenos varejistas, Tiago Vailati, que, em 2019, foi vendida por R$ 50 milhões. Ele esteve em Criciúma para incentivar os empreendedores presentes a se inscreverem no programa.

“Somos de Brusque e participamos da terceira edição do programa em um momento em que existiam poucas iniciativas do gênero no país. Acabamos acompanhando o despertar do ecossistema e, hoje, temos a oportunidade de retribuir, compartilhando conhecimentos e experiências com aqueles que estão iniciando suas jornadas”, pontuou.

Oportunidades para toda a região

O programa será oferecido em Criciúma, em parceria com a Prefeitura Municipal, mas empreendedores de todos os municípios do Sul poderão concorrer às 10 vagas abertas.

“Estamos muito felizes em receber o programa Startup SC na região para fomentar o desenvolvimento de novos modelos de negócios. A parceria do Governo de Criciúma com o Sebrae/SC demonstra o nosso compromisso em fortalecer o ecossistema empreendedor local e impulsionar a inovação e o empreendedorismo no município e região”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki.

Você também pode gostar