A verdade sempre irĂĄ importar, ela sempre deverĂĄ guiar o conjunto de argumentos de um discurso polĂtico.
Dito isto, nĂŁo dĂĄ para esquecer que, a retĂłrica, tambĂ©m Ă© ponto fundamental da polĂtica na hora de convencer.
PolĂtica Ă© imagem. PolĂtica Ă© discurso. PolĂtica Ă© retĂłrica.
Demonstrar segurança na hora de se dirigir ao pĂșblico Ă© um requisito fundamental. Ă a imagem confiante projetada que irĂĄ inspirar confiança em quem ouve ou assiste.
Entre as prioridades de uma figura pĂșblica estĂĄ a comunicação de uma imagem positiva, esta habilidade confere ao polĂtico maior abertura e proximidade com o eleitor. Uma vez que, permitimos a aproximação de quem julgamos ter certa afinidade, de quem nos transmite credibilidade ou de quem nĂŁo consideramos como uma ameaça.
A imagem pessoal Ă© um canal de comunicação influente na hora de conectar-se com pessoas. Ela reforça mensagens, discursos e reitera posicionamentos. Mas uma imagem faz isso tudo? Sim. Ela Ă© potente e fala tĂŁo alto que, Ă s vezes, nĂŁo Ă© preciso dizer uma sĂł palavra para gerar influĂȘncia.
Como exemplo vou citar o debate deste Ășltimo domingo. Ele deixou claro que nada passa despercebido quando o assunto Ă© imagem e seu poder de convencimento. Tudo Ă© estrategicamente alinhado. Sabendo que as cores comunicam e despertam sensaçÔes, evocar o patriotismo, neste momento, Ă© crucial. O verde, amarelo e azul chamaram a atenção. NĂŁo houve ruĂdo. A intenção era alinhar-se Ă s cores da PĂĄtria e ela foi cumprida.
Para uma enorme parte da população, que não tem condiçÔes de pesquisar para saber se o que o candidato fala é verdade ou mentira, pois não tem os recursos para isto, bastarå a palavra e o que seus olhos veem. E os olhos veem a imagem que foi projetada através de um discurso convincente, do tom de voz, dos gestos seguros ou de hesitação e do carisma. Mesmo sem perceber todos estes requisitos, em sua mente, uma opinião jå estå formada com base nas emoçÔes que sentiu.
AparĂȘncia reforça discurso, posicionamento e atitudes.
A imagem importa, inclusive, nos bastidores. Assessores e pessoas envolvidas diretamente na campanha, que representam o candidato, serĂŁo sempre associadas a ele. Basta um gesto mal interpretado ou impensado para refletir diretamente sobre o candidato.
Em cada oportunidade de aparição pĂșblica hĂĄ a chance de conectar-se, ainda mais, com seu eleitorado e com aqueles a serem conquistados. Ă a presença pessoal que irĂĄ despertar emoçÔes e atenção. Ă ela que irĂĄ atrair olhares, cĂąmeras e o foco sobre si.
Aline Savi Ă© advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pĂłs graduanda em marketing polĂtico e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação polĂtica.
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