Notícias de Criciúma e Região

Idosos são retirados de casa de repouso e levados para abrigo provisório em Tubarão

Além disso, quatro famílias foram acolhidas em uma igreja da cidade 

O nível do rio segue subindo e os alagamentos causam estragos na cidade de Tubarão. Segundo a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), a equipe  atuou no deslocamento de 19 idosos de uma Casa de Repouso localizada no bairro Dehon. Os idosos foram transferidos para o Salão Paroquial de São Martinho. Quatro famílias também foram acolhidas na igreja Verdade Social, na Vila Moema.

No município, onze abrigos foram mapeados pela fundação e estão preparados para receber os desabrigados.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) já resgatou mais de 100 animais, entre cães e gatos de famílias atingidas. Os animais são abrigados na sede da Funat, onde atuam os servidores da pasta e, também, alunos do curso de Veterinária da Unisul.

Cerca de 60 trabalhadores de empresas terceirizadas e servidores da secretaria de Serviços Públicos estão atuando em diversas localidades, promovendo a retirada de móveis das residências já atingidas.

Moradores observam o Rio Tubarão nas imediações da passarela Ângelo Zaboti. No entanto, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem sair de suas casas para observar o rio em pontes, passarelas e que evitem também circular pelas margens do rio.

A bomba auxiliar do sistema de macrodrenagem da margem esquerda foi acionada na manhã deste sábado, dia 7, e está funcionando, ajudando a diminuir os alagamentos da região do bairro Humaitá. A casa de máquinas dos motores de bombeamento fixa apresentou problemas, mas que já estão sendo solucionados.

A secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio informou que todos os semáforos de Tubarão estão em funcionamento e as ruas alagadas, principalmente nas regiões da Unisul e do Revoredo, estão sinalizadas e sendo monitoradas pela Guarda Municipal.

A rodovia Ageu Medeiros foi fechada.

A Fundação Municipal de Educação está com os motoristas e frota disponíveis para atuar no que for necessário, bem como escolas municipais poderão receber desalojados. A quadra da escola Bom Pastor está disponível para guardar móveis e pertences da população local.

A Fundação Municipal de Esporte já reservou cerca de 200 colchões. Os itens estão disponíveis na arena Prefeito Estêner Soratto da Silva.

Auxílio aos atingidos 

A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) também solicitou assistência comunitária à Defesa Civil do Estado, com pedido de colchões e demais itens para acomodar as famílias. A FMDS também é a responsável pelo recebimento de doações. Neste momento, são solicitados apenas gêneros alimentícios, de higiene pessoal e limpeza e fraldas. Os itens podem ser entregues na sede da fundação – Casa da Cidadania – Rua São Manoel 140, Centro. Fone 3621-9889.

Você também pode gostar